Enquanto o país ainda tenta lidar com o novo crescimento nos casos da Covid-19, a indústria automotiva nacional vem enfrentando dificuldades para manter o ritmo de produção e voltar aos patamares de venda pré-pandemia. Grandes montadoras, como Chevrolet, Volkswagen e Toyota, anunciaram a suspensão temporária das atividades em suas fábricas em decorrência do agravamento da crise sanitária, além da falta de componentes no mercado global.
Por outro lado, os números oficiais de emplacamentos para o mês de março, divulgados pela Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostraram uma recuperação. No mês passado, 177.109 novos carros de passeio e comerciais leves foram comercializados no Brasil. O número foi 11,93% superior ao registrado em fevereiro, que teve 158.226 unidades vendidas.
Também vale ressaltar que os emplacamentos superaram o mês de março de 2020, quando 155.784 carros foram emplacados, um crescimento de 13,69%.
No entanto, a recuperação da indústria como um todo não significa que o setor passou incólume à crise. Isso pode ser visto na alteração do ranking dos modelos mais emplacados no mês passado.
O Chevrolet Onix é tradicionalmente o líder do ranking, feito que repete há seis anos. Porém, em março, sofreu por causa da produção interrompida em Gravataí (RS), onde é fabricado. Da primeira colocação, o hatch caiu para a terceira. Foram 7.933 unidades emplacadas no mês passado, contra 10.260 unidades comercializadas em fevereiro, que teve menos dias úteis. A retração foi de 22,6%.
Ele foi superado pela Fiat Strada, que vem mantendo bons resultados desde a introdução de uma nova geração no ano passado, e por seu principal rival no segmento de entrada: o Hyundai HB20. Até mesmo o Chevrolet Onix Plus, sedã derivado do hatch, também tropeçou e ficou apenas com a 10ª colocação do ranking, perdendo 16,2% das vendas em março na comparação com o mês anterior.
Mesmo acumulando menos emplacamentos no mês passado, a Chevrolet ainda manteve três modelos entre os 10 mais vendidos, somando-se ainda o Tracker na sétima posição. Ele também foi o SUV mais vendido do período. A Fiat foi a outra marca da lista a repetir tal feito, com o subcompacto Mobi na quinta colocação e a picape Toro logo na sequência, em sexto lugar.
Fonte: CNN BRASIL