O vereador Júber Madeira Gomes (PSDB), visitou ontem (29), alguns moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, que podem ser retirados de suas casas pela mineradora Vale. Segundo o vereador, líder do Governo Marco Antônio Lage (PSB), disse que os moradores estão apreensivos, amedrontados com a situação.
“Os moradores têm poucas informações sobre o plano de remoção. Até então as informações que eles têm por parte da mineradora geram muitas dúvidas”, disse Júber Madeira.
Após a visita o vereador enviou um ofício ao Coordenador de Relações Institucionais da Vale em Itabira, Daniel Argento, pedindo uma reunião para deliberar sobre a retirada dos moradores.
Nesta sexta-feira (30), em nota, a Vale informou e confirmou ao jornal Diário de Itabira, que pretende retirar famílias dos bairros. De acordo com a empresa a remoção de faz necessária por causa de uma obra de contenção que precisa ser realizada em um dique do complexo do Pontal. Ainda de acordo com a Vale, o processo será realizado em duas etapas; a primeira prevê atividades somente em área operacional da empresa, que seria o reforço dos diques 3 e 4, além da descaracterização do dique 5, e a implantação de uma contenção a jusante da barragem Pontal. A retirada de alguns moradores, seria a segunda etapa. Nesta mesma etapa, a Vale planeja a descaracterização dos diques Minervino e Cordão Nova Vista do sistema Pontal, e a construção de a segunda contenção. O sistema Pontal possui Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
“Queremos contribuir com esse processo junto as comunidades impactadas, até mesmo para tentar tranquilizá-las”, ressaltou o vereador Júber Madeira, que preside a Comissão de Política Urbana e Habitação da Câmara Municipal.