Atlético-MG e América-MG confirmaram o favoritismo na volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Eliminaram Tombense e Cruzeiro, respectivamente, e farão a decisão do Estadual em 2021. Os dois representantes do Estado na Série A do Brasileiro voltam a duelar na final pela terceira vez nos últimos 10 anos.
Nos dois encontros decisivos anteriores, cada um levou o troféu uma vez. Em 2012, o Atlético tinha o técnico Cuca no banco de reservas e venceu o Coelho por 4 a 1 no agregado (1×1 na ida, 3×0 na volta). O Galo foi campeão invicto do Mineiro naquele ano.
O time alvinegro, que vem de 15 temporadas seguidas como finalista do Campeonato Mineiro, voltou a enfrentar o América em 2016. Desta vez, o Coelho se deu bem. O Atlético novamente tinha a vantagem do mando e do empate no placar agregado. O alviverde venceu a ida por 2 a 1, e arrancou empate na volta, em 1 a 1, na final marcada pelos três gols de Danilo Barcelos.
Ampliando o recorte de tempo, Atlético e América fizeram clássicos memoráveis em 1999 e 2001, para decidir quem era o dono da taça. Primeiro, o Galo venceu com o time que seria vice-campeão brasileiro posteriormente. Dois anos depois, veio a vingança do Deca, quando foi campeão pela 15ª vez. O outro troféu só viria na decisão de 2016.
A FMF ainda irá oficializar, mas as finais do Campeonato Mineiro 2021 serão primeiro no Independência, com mando do América, domingo que vem, e no outro sábado, no Mineirão, já que o Atlético terá Libertadores (Deportivo La Guaira) na terça seguinte
Entre 2012 e 2016, o Atlético esteve presente em todas as finais, o América vai para a terceira, Caldense e Tombense também sentira o gosto de decisão, e o Cruzeiro, grande rival do Galo e segundo maior vencedor do torneio na história, somou cinco presenças, com três títulos.
Cuca esteve presente na final de 2012, e vai em busca do quatro título do Mineiro na carreira. Foi tricampeão entre 2011 e 2013, um pelo Cruzeiro, e dois pelo Galo. Já Lisca atinge uma final inédita de Mineiro na carreira de técnico e, obviamente, terá a chance de ganhar o primeiro troféu deste peso na trajetória.
Fonte: Globo Esportes