O governo de Minas Gerais espera para esta sexta-feira (14/5) a chegada de mais 101.600 doses da CoronaVac, vacina contra a COVID-19. Segundo o Executivo, esta remessa, a 20ª a chegar ao estado, deve ser usada para a aplicação da segunda dose em quem está atrasado e nas pessoas que estão em tempo hábil para a vacinação.
“É importante que as pessoas que tomaram a primeira dose, mesmo que já tenham ultrapassado os 28 dias de intervalo ideal recomendado pelo fabricante da CoronaVac, procurem o posto de saúde para receber a segunda dose”, explica o governo. O estado lembra que a imunidade ao coronavírus só é alcançada com a aplicação das duas doses.
Em maio, Minas Gerais recebeu 338.400 da CoronaVac. Em entrevista coletiva na semana passada, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que Minas precisa de 370 mil doses para colocar em dia a vacinação das pessoas que ficaram com a segunda dose em atraso pela falta do imunizante. Muitas prefeituras tiveram que interromper o processo por conta disso.
Nesta quinta-feira, Minas recebeu 207.800 doses da CoronaVac. “A logística de distribuição desta 20ª remessa e das outras 630.550 mil doses recebidas, na quinta-feira (13/5), na Central da Rede de Frio do estado, via terrestre, está sendo concluída e logo será divulgada, assim como os quantitativos para as 28 regionais e os 853 municípios”, diz o governo.
De acordo com a página do “vacinômetro” de Minas Gerais, até o momento, 3.971.475 pessoas receberam a primeira dose das vacinas (CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer) contra a COVID-19 no estado. A segunda dose já foi aplicada em 2.008.420 pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Fonte: Estados De Minas