O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado em Itabira com ações das equipes de Saúde Mental do município. Os servidores foram recebidos pelo prefeito Marco Antônio Lage no fim da manhã desta terça-feira (18), no prédio da Prefeitura. Eles entregaram uma carta ao prefeito Marco Antônio Lage sobre o tema.
A carta aberta foi feita pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS adulto, infanto-juvenil, álcool e outras drogas), o Programa de Saúde da Família/Núcleo Ampliado de Saúde da Família (PSF/ NASF) e o Centro de Convivência Interagir. No documento, o grupo pede atenção aos princípios e objetivos no tratamento e assistência da Saúde Mental.
“Sim, temos uma história para contar. Uma história de conquistas, avanços, tristezas e alegrias. Não só pelo que realizamos, juntos com nossos usuários e respectivas famílias, mas na procura permanente de humanizar e tratarmos todos aqueles que padecem de algum sofrimento psíquico. Sempre na esperança de oferecermos dignidade e saúde para todos”, traz a carta.
Na oportunidade, os profissionais também pediram ao prefeito um novo local para oferecer os serviços para ser polo de atendimento da rede. De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage, está sendo feito o mapeamento dos prédios públicos que estão vazios para que a demanda seja atendida.
Programação
Para finalizar a programação, um bate papo on-line será realizado no dia 19 de maio às 19h30, com o tema Democracia Sim! Manicômio Não! Do direito ao Acesso e o Cuidado com Liberdade. A conversa contará com a participação dos psicólogos Lúcio Vaz Sampaio, Moema Pereira Guerra, Tatiana Silva Gavazza, do usuário da saúde mental Elton Marques e de Alessandra Bragança. Para participar basta acessar o link https://meet.google.com/jti-qfmd-iyx no dia e data marcados.
Fonte: Prefeitura Municipal De Itabira