A Regional de Saúde de Itabira recebeu nesta segunda-feira (31) mais 1.890 mil doses de imunizantes da Pfizer para o enfrentamento à covid-19. As doses foram direcionadas aos municípios de Barão de Cocais (588 doses), Guanhães (768 doses) e Santa Bárbara (534 doses).
Na quinta-feira, 24/05, a Regional de Saúde de Itabira já havia recebido 2.340 doses do imunizante da Pfizer, sendo 1.170 doses direcionadas ao município de Itabira e 1.170 doses direcionadas ao município de João Monlevade. Neste momento da campanha, o imunizante da Pfizer é destinado às pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos de idade, comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.
A referência técnica em imunização da Regional de Saúde de Itabira, Marcella Cristina Silva Braga, destacou a importância da chegada do novo lote e informou que houve uma nova seleção de 73 municípios, com população entre 30.000 e 79.000 habitantes, no estado de Minas Gerais para Etapa de introdução/expansão da vacina Pfizer, fazendo com que mais 3 municípios da região de abrangência da Regional de Saúde de Itabira recebessem os imunizantes.
“É importante recebermos mais uma remessa de vacinas para primeira dose. Recebemos primeiramente 2.340 mil doses de vacinas da Pfizer e agora mais 1890 mil doses. Isso é muito bom, vamos seguindo com a companhia, buscando atingir o nosso objetivo que é imunizar o máximo de pessoas possíveis”, afirmou Marcela.
De acordo com o Núcleo de Imunização da Regional de Saúde de Itabira, as cidades mencionadas atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
“Dos 24 municípios que compõe a região de saúde da Regional de Itabira, apenas dois, Itabira e João Monlevade possuem população acima de 79 mil habitantes; que era o primeiro critério para receber essa remessa. Agora mudou, são municípios entre 30 mil a 79 mil habitantes, fazendo com que mais três municípios recebam imunizantes da Pfizer”, ressaltou Marcella.
As doses fazem parte da 21ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde e, pela segunda vez, outras cidades mineiras além da capital são contempladas com o imunizante da Pfizer. Até então, só Belo Horizonte havia recebido esta vacina, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vacinômetro
Até à tarde desta terça-feira, 01/06, dados contabilizados pela SES-MG, por meio da plataforma informatizada vacinômetro, informavam que aumentou para 1.568.959 o número de pessoas residentes na macrorregião de saúde Centro que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 745.362 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.
Já nos municípios das microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade, que fazem parte da Regional de Saúde de Itabira, juntos, somam 100.037 mil pessoas que tomaram a primeira dose e outras 50.469 mil pessoas que tomaram a segunda dose. Ao todo, as três micros juntas já receberam 202.730 mil doses de imunizantes contra a covid-19.
Fonte: ASCOM-GRS