Um método de ataque virtual utilizado para persuadir as pessoas, abusando da ingenuidade e confiança do usuário para obter informações que podem liberar acesso a computadores ou smartphones, chamado de “engenharia social”, está sendo muito utilizado por golpistas. A técnica é empregada por criminosos virtuais para induzir usuários a enviar dados confidenciais e podem ser realizados por meio de e-mails, chamadas telefônicas, mensagens SMS ou por aplicativos.
O Procon Itabira registrou, de janeiro a maio deste ano, 57 notificações feitas por consumidores em relação a golpes, principalmente, utilizando dados e nomes de instituições financeiras. A técnica mais comum registrada na cidade, de acordo com a secretária executiva do Procon, Virgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz, “é quando os fraudadores se passam por colaboradores de instituições financeiras, têm acesso a dados cadastrais dos consumidores, oferecem empréstimos e já creditam os valores em conta”. “Quando o valor é questionado, oferecem uma suposta negociação com emissão de boleto para cobrir uma suposta multa contratual, se o consumidor paga este boleto, o dinheiro vai direto para a conta dos fraudadores”, relata a secretária.
Esse tipo de golpe é registrado com frequência no município e em outros órgãos estaduais. Se o consumidor não ficar atento pode ficar vinculado a um contrato de empréstimo, que nem usufruiu. A orientação do Procon é sempre desconfiar e nunca fornecer dados como senhas, números de protocolo, dentre outros. “Nunca passe dados confidenciais por aplicativos, e-mails, não baixe arquivos suspeitos e nunca revele a senha. Principalmente, não pague boletos que você não conhece a origem. Neste caso o dinheiro vai direto para os fraudadores”, garante Virgínia Menezes.
Em caso de dúvidas, a melhor alternativa é procurar o Procon, telefone: (31) 3839-2220 ou consultar a plataforma www.consumidor.gov.br.
Confira abaixo dicas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de órgãos competentes:
Não forneça dados pessoais, senhas e informações sensíveis por telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea.
Atenção: bancos não solicitam confirmação de dados pessoais relacionados a contas bancárias, senhas e cartões por telefone, SMS, e-mail ou por outros meios.
Bancos também nunca enviam ninguém para retirar cartões de crédito. E lembre-se: para inutilizar o cartão de crédito deve-se cortar o chip ao meio, não o plástico.
Jamais forneça dados para alguém que se identificar como operador de central de atendimento.
Faça controle periódico da fatura do cartão de crédito e do extrato bancário.
Mantenha o sistema operacional de computador, tablet ou celular sempre atualizado. Além disso, é recomendável instalar programas de antivírus, inclusive, no celular, para o bloqueio de ataques.
Evite abrir e-mail e clicar em anexos ou links enviados por desconhecidos.
Se desconfiar de alguma solicitação, entre em contato diretamente com a central de atendimento oficial do banco, verifique na página do banco ou com seu gerente.
Em caso de perda, roubo ou furto de seu celular, solicite, o mais rápido possível, o bloqueio de seu chip na operadora de telefonia, bem como de cartões de crédito e débito. Registre boletim de ocorrência na polícia.