Uma espeteria do bairro Jardim das Alterosas, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi interditada no último sábado (12) após equipes de fiscalização da prefeitura constatarem mais de 200 pessoas no interior do estabelecimento.
As aglomerações em bares e restaurantes da cidade estão proibidas desde o início da pandemia da covid-19, em março do ano passado, como forma de combate a doença que vem acometendo várias pessoas no mundo todo.
A imprudência flagrada no estabelecimento foi registrada justamente no Dia dos Namorados, quando a Prefeitura de Betim abriu uma exceção para a comemoração dos casais que vivem na cidade e liberou o funcionamento de bares e restaurantes até meia noite. Contudo, esses locais deveriam seguir as medidas sanitárias de segurança contra a covid-19.
Além da exigência do uso de máscaras de proteção de funcionários e frequentadores, o dono do estabelecimento deveria garantir o distanciamento mínimo de mesas e clientes dentro do bar, evitando aglomerações.
Contudo, segundo informou a Prefeitura de Betim, dezenas de pessoas que estavam no local não utilizavam máscaras. O bar, que já reincidente no descumprimento dos decretos municipais, foi autuado e interditado por sete dias.
Um outro estabelecimento localizado no bairro Laranjeiras, também em Betim, foi interditado na última sexta-feira (11) pela realização de uma festa clandestina, que também registrou uma grande aglomeração.
Além desses locais, cinco autuações foram aplicadas em outros estabelecimentos que permitiam clientes e funcionários sem máscara.
A força-tarefa de fiscalização, que percorreu diversos bairros da cidade neste fim de semana, é composta por profissionais da Vigilância à Saúde, da Secretaria Adjunta de Segurança Pública e da Guarda Municipal.
Fonte: Itatiaia