O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (17) a nomeação de 180 professores aprovados no concurso público para 17 unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
O comunicado ainda anuncia a abertura de um novo pleito para a contratação de 56 docentes para a área médica do campus de Passos, cidade do Sul de Minas.
De acordo com o Governo de Minas, as nomeações são relativas a concursos anteriores da universidade, de 2014, 2018 e 2019. Nesses casos, todos os classificados no número de vagas previstas no edital foram convocados, mas, com o passar dos anos, alguns professores pediram exoneração de seus cargos, sendo necessária a chamada dos excedentes aprovados.
Parte dos docentes já atuava nas unidades acadêmicas da UEMG como designada em cargos temporários, como prevê a Lei 10.254/90, para garantir que o ensino da universidade não fosse prejudicado.
UEMG
Atualmente, a universidade conta com 1.586 professores, sendo que 755 são convocados e outros 831, efetivos. Com a complementação, o número total de efetivos aumenta para 1.011 docentes.
Presente em 16 cidades mineiras, a Universidade do Estado de Minas Gerais oferece 119 cursos de graduação em 20 unidades acadêmicas. Atualmente, tem aproximadamente 24 mil estudantes, e é a terceira maior instituição de ensino superior pública do Estado. Cerca de 77% de seus alunos são egressos de escolas públicas.
Fonte: Itatiaia