A conta de água no Estado pode ficar até 15% mais barata a partir de agosto deste ano. A queda é reflexo de uma revisão tarifária da Copasa que foi aprovada nesta quinta-feira (24) pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
De acordo com informações do Governo de Minas, a diminuição no valor final da fatura dependerá do volume consumido, do tipo de cliente (residencial, social, comercial, industrial e público) e do tipo de tratamento de esgoto utilizado.
Na prática, um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5m³, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.
O governo afirma que mais de 80% da população terá o benefício, mas a média é de redução de 1,52% na conta.
Esgoto
Além da revisão, a Arsae-MG extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.
Fonte: Itatiaia