Os casos de Covid-19 podem estar diminuindo na América do Norte, mas na maior parte da América Latina e Caribe o fim da pandemia de coronavírus “continua um futuro distante”, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.
Enquanto as infecções nos Estados Unidos, Canadá e México estão caindo, na América Latina e no Caribe os casos estão aumentando e a vacinação está muito atrasada. Só uma em cada dez pessoas foi totalmente vacinada, o que a diretora da Opas, Carissa Etienne, qualificou de “situação inaceitável”.
“Embora estejamos vendo algum alívio do vírus em países do Hemisfério Norte, para a maioria dos países da nossa região, o fim continua um futuro distante”, disse ela.
Observando que a temporada de furacões do Caribe está chegando em um momento no qual os surtos estão piorando, Etienne pediu aos países que equipem hospitais e ampliem abrigos para reduzir o potencial de transmissões. O distanciamento social e a ventilação adequada se tornam difíceis durante tempestades, ponderou.
A variante Delta altamente transmissível já foi detectada em uma dúzia de países das Américas, mas por enquanto a transmissão comunitária está limitada, disse Jairo Mendez, conselheiro de doenças virais da Opas.
Mas ela é encontrada na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Peru, EUA e México, onde se dissemina na Cidade do México, de acordo com a agência.
Dada a presença de variantes, países da região deveriam aumentar a vigilância e cogitar a necessidade de limitar as viagens ou até fechar as fronteiras, disse o diretor de emergências da Opas, Ciro Ugarte.
De acordo com uma contagem da Reuters, houve ao menos 37.441.000 infecções relatadas e 1.272.000 mortes confirmadas causadas pela Covid-19 na América Latina e no Caribe até agora, um terço a mais do que Ásia e África somadas.
Fonte: MSN