O Campeonato Itabirano de Embaixadinhas On-line, promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) encerrou neste sábado (03/07) em clima de muita descontração. A única fase presencial aconteceu na grande final com a participação de atletas divididos em oito categorias. Os participantes se apresentaram no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, sendo três finalistas por categoria e as disputas foram realizadas em horários diferentes, obedecendo os protocolos de segurança sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19.
Na abertura da competição o diretor de Esporte João Mário de Brito, representando a secretária Natália Lacerda, salientou as ações promovidas pela secretaria para desenvolver a prática esportiva e recreativa no município. “Estamos iniciando a temporada de esporte e lazer de muita eficiência, com a elaboração de grandes projetos para elevar Itabira na prática esportiva, fazendo com que a cidade seja referência no estado e até mesmo no Brasil. Itabira tem que voltar a ser uma cidade formadora de atletas” disse.
O torneio teve como primeiro colocado na classificação geral o atleta Victor C. M. Amaro, que disputou na categoria adulto. Os primeiros e segundos lugares de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas. Os vencedores foram:
– Henrique A. S Oliveira, categoria sub 11 – primeiro lugar
– Bryan F. Amaro, categoria sub 11 – segundo lugar
– Jonathan P. Ramos, categoria sub 13 – primeiro lugar
– Douglas O. Júnior, categoria sub 15 – primeiro lugar
– Victor C. M. Amaro, categoria adulto, primeiro lugar e primeiro lugar geral
– José Lage da Silva, categoria adulto, segundo lugar
Após a premiação um momento de entretenimento e interação marcou o evento, de forma organizada e segura os familiares que acompanharam a competição participaram de uma brincadeira com disputa de chute no travessão.
Para chegar à etapa final os participantes tiveram que passar pelas fases de classificação geral e semifinal, que aconteceram de forma on-line. Os atletas enviaram vídeos que foram analisados e selecionados pela comissão organizadora formada por especialistas da SMELJ e do Conselho Municipal de Esportes de Itabira (Comespi).
O campeonato foi desenvolvido para fomentar o esporte e entretenimento para a população, especialmente neste período em que eventos presenciais precisam obedecer a regras de segurança sanitária para evitar a propagação do novo coronavírus.
Além do campeonato de embaixadinhas a SMELJ retornou com o programa Vida Ativa, também de forma on-line e está promovendo o “I WebFórum sobre política de esporte e lazer, em parceria com o Centro Universitário Uma-Itabira. Uma oportunidade de retomada com projetos importantes para desenvolver o esporte no município.