Pelo menos 67 pessoas morreram no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, disseram as autoridades, nesta sexta-feira, após chuvas torrenciais causarem deslizamentos de terra e enchentes em áreas baixas, isolando centenas de vilas.
Parte da costa oeste da Índia recebeu até 594 mm de chuva em 24 horas, forçando as autoridades a retirarem pessoas de áreas vulneráveis enquanto liberavam água de represas que ameaçavam transbordar.
“Chuvas inesperadas e muito fortes provocaram deslizamentos de terra em muitos lugares e rios inundados”, disse o ministro-chefe Uddhav Thackeray, que lidera o governo estadual de Maharashtra, a jornalistas.
“Represas e rios estão transbordando. Somos forçados a liberar água das represas e, portanto, estamos mudando pessoas que moram perto das margens dos rios para locais mais seguros.”
A Marinha e o Exército estavam ajudando as operações de resgate em áreas costeiras, acrescentou.
As chuvas sazonais das monções entre junho e setembro causam mortes e deslocamentos em massa ao redor do sul da Ásia todos os anos, mas elas também entregam mais de 70% das chuvas da Índia e são cruciais para os agricultores.
Fonte: Agência Brasil