O Cruzeiro recebe o Londrina nesta sexta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. E o duelo representa uma série de desafios para a Raposa. O principal deles, claro, é garantir os três pontos para tentar sair da zona de rebaixamento em cima de um concorrente direto, já que o time paranaense, na 17ª colocação, tem os mesmos 12 pontos do time celeste, mas está uma posição acima.
Além disso, o Cruzeiro busca melhorar um aspecto em que só é pior que o próprio Londrina na Série B: o aproveitamento como mandante. A Raposa, nos seis jogos que fez no Mineirão, só venceu uma vez, contra o Vasco, pela sexta rodada. Tirando o confronto contra os cariocas, o time celeste fez cinco partidas em Belo Horizonte, empatou três e perdeu outras duas.
Assim, a Raposa tem apenas seis pontos somados dentro de seus domínios, nove gols marcados, 12 sofridos e um aproveitamento de apenas 33,33%.
O Londrina amarga a campanha de pior mandante. São oito jogos, assim como o Cruzeiro, venceu apenas um, mas empatou três vezes e perdeu outras quatro.
Na temporada passada, o aproveitamento do Cruzeiro como mandante foi um dos fatores vilões para que o time não chegasse nem perto de conseguir o acesso a Série A. Somando os jogos no Mineirão e no Independência, a Raposa disputou 19 partidas com seis vitórias, sete empates e seis derrotas. Assim, o aproveitamento foi de apenas 43,86% dos pontos.
Jogos do Cruzeiro como mandante na Série B 2021:
Cruzeiro 3×4 CRB (2ª rodada)
Cruzeiro 1×1 Goiás (3ª rodada)
Cruzeiro 2×1 Vasco (6ª rodada)
Cruzeiro 3×3 Guarani (8ª rodada)
Cruzeiro 1×1 Coritiba (10ª rodada)
Cruzeiro 0x3 Avaí (12ª rodada)
Fonte: Itatiaia