Atualmente, o mercado de trabalho tem sido implacável com pessoas acima dos 60 anos de idade. Isso, porque existe uma tendência no mercado de trabalho a reduzir as contratações nessa faixa etária. E em São Gonçalo do Rio Abaixo não é diferente.
Dados do CAGED 2021 dão conta, de janeiro a maio, no município, a faixa de idade com maior contratação situa-se entre 25 e 39 anos (537 empregados), em seguida de 40 a 59 anos (369 empregados). Acima de 60 anos o saldo está negativo (-22 empregados), ou seja, houve mais demissões que contratações.
E o empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por brasileiros da terceira idade como alternativa para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria. Estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras nessa faixa etária é importante para manter essa parcela da população dentro da economia produtiva.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Inês de Araújo Moreira, para quem tem experiência de sobra e muita vitalidade pela frente, a solução talvez esteja no empreendedorismo. “O que parece ser uma crise pode ser a oportunidade para iniciar o próprio negócio e realizar um sonho. A Casa do Empreendedor está à disposição para fornecer as informações necessárias sobre o registro e efetivar a formalização da nova empresa”, destacou.