A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima semana a esterilização de cães e gatos para controlar a população desses animais em Itabira.
O processo também inclui a chipagem para identificação de localização e tutores de cada animal.
O serviço será totalmente gratuito e estará disponível para animais previamente cadastrados e selecionados.
A castração acontece no período de 16 a 19 de agosto, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, com horários agendados pela SMS.
Neste primeiro momento serão atendidos 240 animais.
Os demais inscritos no mês de maio e selecionados pela equipe de Zoonoses farão o procedimento nos meses de novembro e dezembro. Ao todo, serão castrados cerca de 800 animais este ano.
A SMS recebeu mais de 1700 inscrições, porém, nem todos os animais estão aptos a passar pelo procedimento.
De acordo com a veterinária responsável e diretora de vigilância e controle de zoonoses, Marli Lage de Oliveira Martins, o processo de seleção dos animais que irão passar pela esterilização obedece prioridades avaliadas pela equipe para ver a real necessidade do procedimento.
”Não estão habilitados os carchorros braquicefálicos, que estão doentes ou apresentando algum sintoma e ainda os cães acima de oito anos de idade, porque correm risco cirúrgico”, explica a veterinária.
A prestação de serviços conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), responsável pela disponibilização da infraestrutura, contratação e limpeza.
Os procedimentos acontecerão no Castramóvel cedido pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).
Os tutores dos animais domiciliados e em situação de rua que passarão pela esterilização devem cumprir as determinações abaixo para garantir segurança no procedimento:
– O animal deverá chegar ao local em jejum hídrico de duas horas e alimentar de oito horas;
– O animal deve fazer uso de antiparasitários e anti-ectoparasitas 72 horas antes do procedimento;
– O gato deve ir dentro de uma caixa de transporte apropriada para seu peso. No caso de cachorro, deve ir em caixa apropriada ou com guia com focinheira;
– Caso necessário, levar um acompanhante apenas, para manter os protocolos contra aglomeração;
– Animais de raça pura deverão comparecer apresentando exames como: hemograma completo, função renal, função hepática, proteínas totais, ecocardiograma e eletrocardiograma;
– Caso tenha disponível, levar roupa cirúrgica (fêmeas) e/ou colar Elizabetano.
O Castramóvel Pet Sem Fronteiras fechou parceria com a Prefeitura de Itabira e estará apioando a campanha, incentivando a adoção responsável e conscientização para os cuidados com os animais.
Um kit pós-operatório com medicamentos indicados de acordo com o peso do animal e o colar elizabetano poderão ser adquiros no local. Os tutores também irão receber a receita, caso queiram adquirir os medicamentos em outros pontos de venda.
Fonte: ACOM-PMI