Conhecida por suas cachoeiras e atrativos naturais propícios ao ecoturismo, Itambé do Mato Dentro recebe anualmente visitantes de todo o Brasil. Agora, a cidade localizada entre as pedras da Serra do Espinhaço e há 122 quilômetros de Belo Horizonte, vai receber um portal de entrada. Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Una Itabira – instituição do ecossistema Ânima Educação – estão participando de um concurso que vai eleger o projeto que mais se identifica com a cidade, de acordo com a votação popular. A iniciativa é uma parceria com Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
“O portal de entrada revela a primeira imagem sobre uma cidade, por isso, ele traz um pouco da sua identidade e eleva o potencial turístico. É muito gratificante poder acompanhar todo o engajamento das professoras e dos alunos neste projeto que será um grande marco para a Una e para a história de Itambé. Este é nosso Ecossistema, sempre conectado aos parceiros de Itabira e região”, destaca o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bruno Oliveira. “Esperamos que os turistas se sintam acolhidos e que a cidade se torne ainda mais receptiva com o novo portal”, diz.
Os projetos arquitetônicos inscritos serão divulgados no site da Prefeitura de Itambé do Mato Dentro (www.itambedomatodentro.mg.gov.br) e na rede social da Una (@unaitabira) e serão abertos à votação popular entre 11 e 25 de outubro. As três propostas mais votadas serão avaliadas por um júri especializado para a determinação do vencedor. A Prefeitura Municipal de Itambé do Mato Dentro será responsável por executar o portal, de acordo com recursos existentes e cronograma interno.
“Quando tive a ideia de promover um concurso cultural em minha cidade, nunca imaginei que iria ter o apoio que encontrei nos profissionais da Una. Estou encantada com o empenho que dedicaram a um projeto extracurricular e também como respeito e carinho para com os alunos. Itambé do Mato Dentro só tem a ganhar com essa parceria e troca de experiências”, destaca a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Pâmela Fideles.
Para as professoras Daniela Rocha e Fernanda Mingote, responsáveis por orientar os alunos quanto ao projeto extraclasse, a iniciativa é um complemento à formação, já que os alunos se sentem envolvidos e atuantes na transformação da cidade, além de ser uma chance de mostrarem suas habilidades para além da Instituição.