Em uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Flitabira fará a doação de 100 livros “Dom Quixote Para Crianças”, de Monteiro Lobato, para a Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Esta ação se faz necessária para servir de complemento ao projeto educativo da “Ocupação Dom Quixote – Drummond e Portinari”, instalada na Praça do Areião. “Sentimos necessidade de fazer com que as crianças conheçam uma das maiores obras-primas da literatura mundial, o livro “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, que está no centro da exposição”, argumenta Afonso Borges, criador do Flitabira.
A entrega vai acontecer no dia 27/09, 2ª-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Jacutinga, número 15, bairro Campestre, em Itabira. O evento contará com a presença do idealizador e curador do Flitabira, Afonso Borges, do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, da secretária municipal de educação, Luziene Aparecida Lage, representantes do Instituto Cultural Vale, além de professores da rede municipal de ensino e coordenadoras da secretaria.
Afonso Borges afirma que o propósito da doação é estimular a curiosidade nas crianças e fazer com que elas se interessem pela literatura. “Eu pesquisei bastante para escolher o livro, trazendo Monteiro Lobato, autor clássico da literatura infantojuvenil, que envolve as crianças, contando de forma lúdica esse outro clássico da literatura mundial, que é Dom Quixote. A intenção foi indicar uma obra que possa realmente aproximar as crianças do clássico Dom Quixote e incentivar o gosto pela leitura, sempre em consonância com as atividades que estamos realizando ligadas à exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, em exibição na Praça do Areão, ao Prêmio de Redação e as Aulas Livres destinada aos professores”, diz Afonso Borges.
Sobre o livro
Publicado pela primeira vez em 1936, “Dom Quixote das Crianças” une o clássico da literatura escrito por Miguel de Cervantes à famosa turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto mexe na estante de livros de Dona Benta, Emília sem querer derruba o maior deles em cima do Visconde de Sabugosa! Impressionada com o tamanho e a grossura do livro, a boneca fica muito curiosa sobre seu conteúdo.
Dona Benta, então, decide ler para Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde a história de Dom Quixote de la Mancha, um cavaleiro espanhol que, movido pelos romances que lia e pela própria imaginação, decide-se por levar uma vida heróica. Assim, vestindo uma armadura e montado em seu velho cavalo, ele parte para enfrentar os perigos do mundo, ao lado de seu fiel amigo Sancho Pança.
Para complementar a história e divertir as crianças, o livro conta com as ilustrações de Fendy Silva. É uma publicação da editora Ciranda Cultural e possui 160 páginas.