Na última quinta-feira (23/09), representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) estiveram reunidos no auditório Leonardo Diniz, na Prefeitura de João Monlevade, para aprovação do relatório do Plano Plurianual (PPA) da Assistência para o quadriênio 2022/2025. A presidente do Conselho, Virgínia Lima Pires, explicou sobre a importância do encontro e a forma democrática como os conselheiros se reuniram para decidir e aprovar o relatório analítico do PPA da Assistência Social.
Ao apresentar o relatório, a secretária do Comas, Ana Angélica Prandini de Assis, destacou a forma democrática e participativa dos conselheiros, sendo uma construção histórica para a garantia de direitos. A secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, elogiou os conselheiros pelo trabalho e a forma como a administração tem norteado os investimentos prioritários.
O assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, Thiago Henrique dos Santos, comentou sobre a consulta pública realizada em julho deste ano pela administração, como uma etapa de elaboração do PPA. Na ocasião, a sociedade apontou as necessidades no município.
Conselho – De acordo com Thiago, a Administração Municipal aguarda também o parecer do Conselho Municipal de Saúde que se reunirá para a deliberação do relatório. “Os conselhos da Assistência e da Saúde são instâncias de participação social que deliberam sobre o orçamento em conjunto com o poder público. Isso é muito importante para que as demandas da população sejam contempladas nas agendas de políticas públicas do Executivo local”, explicou.
PPA – O PPA é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define as prioridades do governo para o período de quatro anos. Nele, constam como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados para promover o bem-estar da população nas diversas áreas.