Empresa resolveu fazer uma campanha de financiamento coletivo para resistir. Iniciativa acontece em meio à 1ª edição de Festival Literário Internacional de Itabira.
Perto da praça de alimentação, já sem lanchonetes, de uma galeria no centro de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, uma livraria “teimosa” luta para manter as portas abertas.
Ela é a única da cidade, terra natal de um dos maiores poetas do país, Carlos Drummond de Andrade.
“Já era para eu ter fechado há muito tempo. O movimento já tinha caído bastante e aí veio a pandemia. Mas quando soube que Itabira ia receber um festival literário, resolvi insistir um pouco mais”, disse Juliana Naves que está à frente do Clube da Leitura desde sua fundação, há 24 anos.
Itabira está sediando a 1ª edição do Festival Literário Internacional, o Flitabira. O evento vai até o dia 31 de outubro. Em meio ao evento, Juliana lançou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a salvar a livraria.
“Aqui na galeria, das 20 lojas que existiam, só quatro sobreviveram. Já cheguei a ter oito funcionários. Hoje tenho duas. A ideia é sair daqui. A gente venceu uma licitação para ocupar um espaço na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Mas temos 60 dias para fazer o pagamento. A saída foi fazer a campanha”, disse Juliana.
Até às 19h deste sábado (25), a livraria tinha arrecadado R$ 2,7 mil dos R$ 45 mil de meta.
“Tanta gente veio me falar que se sente acolhido na livraria, que é o espaço favorito da cidade. Olha, só com muito amor viu?”, contou a empresária.
No poema “A Palavra Mágica”, Drummond destrincha a magia da leitura, a descoberta de um bom livro, a entrega a uma obra. E como ele gostava de uma livraria.
Vai aqui um trechinho do poema:
“Certa palavra dorme na sombra de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la”.
Mercado editorial
O mercado editorial no Brasil sofreu, em 2020, uma queda de 8,8% em faturamento em relação a 2019, segundo Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.
Segundo o relatório anual, em 2020, o faturando na indústria editorial somou R$ 5,2 bilhões contra R$ 5,6 bilhões do ano anterior.
Fonte: G1 Minas