Após a dura derrota para o CSA, no Independência, no último domingo (26), o Cruzeiro busca a reabilitação na Série B diante do Guarani. A Raposa tem chances remotas de acesso, cerca de 0,11% segundo o departamento de matemática da UFMG, e agora busca somar pontos e subir na tabela, para não ter que “pensar” na zona de rebaixamento.
Com 31 pontos e na 15ª posição, o Cruzeiro teve interrompida a sequência de 12 jogos de invencibilidade. Além disso, a derrota para o CSA foi a primeira do técnico Vanderlei Luxemburgo sob o comando da equipe celeste.
A diferença para o quarto colocado, agora o Avaí, com 46 pontos, é de 15 pontos. Em contrapartida, a distância para o Z-4 é de quatro pontos. Com isso, o time de Luxemburgo precisa se recuperar na tabela, para não perder mais posições.
Para o jogo em Campinas, o técnico celeste precisará mudar a equipe mais uma vez. Moreno e Eduardo Brock, que cumpriram suspensão na última rodada, retornam ao time. No entanto, Luxemburgo não poderá contar com Matheus Pereira e Adriano, que cumprem suspensão, além de Wellington Nem e Marcinho, machucados.
Bruno José, recuperado de dores no tornozelo, está relacionado e deve, ao menos, ser opção no banco de reservas. Os atacantes Keké e Zé Eduardo também são opções para o ataque celeste.
Já o Guarani ainda vive o sonho de alcançar o G-4. O time tem 41 pontos e está na sexta posição. O time de Campinas tem cinco pontos a menos que o Avaí, primeira equipe dentro da zona de classificação para a Série A.
Equilíbrio marca o retrospecto entre as equipes
Cruzeiro e Guarani já jogaram 36 vezes na história e o retrospecto do confronto é marcado pelo equilíbrio. São 13 vitórias para cada uma das equipes, além de 10 empates. Nos gols marcados, também há igualdade: 46 para cada lado.
No primeiro turno, os dois times empataram por 3 a 3 no Mineirão.
Acompanhe a partir das 18h45, a Jornada Esportiva da Rádio Itatiaia. Narração de Alberto Rodrigues, comentários de Edu Panzi, reportagens de Samuel Venâncio, Emerson Pancieri e Thiago Reis, análise da arbitragem com Márcio Rezende de Freitas, plantão de Fabrício Calazans, com Domingos Sávio Baião na análise dos números e a ancoragem de João Vitor Cirilo.
Ficha do jogo:
Guarani x Cruzeiro
Guarani
Rafael Martins, Mateus Ludke, Thales, Ronaldo Alves e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Régis; Bruno Sávio, Júlio César e Júnior Todinho. Técnico: Daniel Paulista
Cruzeiro
Fábio; Cáceres, Eduardo Brock, Ramon e Jean Victor; Lucas Ventura (Flávio), Rômulo e Claudinho (Giovanni); Bruno José (Keké), Marcelo Moreno e Felipe Augusto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Motivo: 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 29 de setembro de 2021, quarta-feira, às 19h
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Fonte: Itatiaia