Nesta sexta-feira (1º), a equipe de Segurança do Trabalho da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) deu início à reintegração de 32 rondantes demitidos em 2019. O treinamento admissional aconteceu no Centro de Resíduos e Reciclagem, no bairro Bela Vista.
Desde a última mediação, realizada em agosto deste ano, no Centro de Conciliação e Justiça do Tribunal Regional do Trabalho (Cejusc), o departamento jurídico da Itaurb trabalha em cada processo, negociando com os procuradores dos rondantes, a aplicação dos parâmetros gerais definidos pela justiça. Já em setembro, a partir do dia 13, foram iniciadas as audiências individuais, também no Cejusc, para concluir a reintegração dos trabalhadores.
Segundo Alexander dos Reis Elias, assessor jurídico da Itaurb, além das audiências, “cerca de 20 por dia”, o departamento jurídico e os procuradores intensificaram os trabalhos para agilizar a conclusão dos acordos.
“Agora, a Itaurb tem o prazo legal de até dois meses para proceder a reintegração de todos os trabalhadores, que poderão atuar em cargos disponíveis na empresa, desde auxiliar ambiental às funções administrativas, tudo conforme sua condição pessoal analisada pelo médico do trabalho”, explicou o assessor jurídico.
Saiba mais
Depois de duas semanas, foram analisados 101 processos e 34 execuções provisórias. Resultaram, deste montante, acordo em 92 processos que integram o total de 94 rondantes, já que dois aguardam manifestação do representante do Ministério Público. Um processo já havia sido homologado em primeira instância e em cinco processos, não houve conciliação entre as partes.
É importante ressaltar que ficaram pendentes dez processos para a próxima pauta disponível do Cejusc, prevista para o dia 25 de outubro.
Fonte: ACOM-ITAURB