O diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Alexandre Coelho, e o diretor técnico do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), o ortopedista Thiago Maia, participaram, neste sábado (23/10), do seminário “Itabira no Enfrentamento à Covid-19”.
Com discursos emocionados, os diretores apresentaram as estratégias e ações que permitiram ao HNSD e ao PSMI ofertar um serviço de excelência no tratamento ao novo coronavírus — e fundamental para o controle da pandemia no Município.
O HNSD e o PSMI, conforme destacaram Alexandre Coelho e Thiago Mais, “foram de grande valor no enfrentamento à doença, assim como os seus profissionais foram de grande importância no processo”.
Alexandre Coelho apresentou depoimentos de pacientes atendidos no HNSD e destacou inúmeras ações desenvolvidas pela instituição em 2020 e 2021. De acordo com diretor executivo, a pandemia foi o momento mais difícil vivido pelo hospital em seus mais de 160 anos de existência.
Dessa forma, destacou algumas importantes ações: as parcerias estabelecidas pela instituição, com a que foi firmada com a mineradora Vale no fornecimento de insumos; o esforço das equipes de atendimento, que dobraram a jornada de trabalho nos momentos mais críticos da pandemia; dentre outras estratégias que contribuíram para que o HNSD alcançasse resultados positivos.
“Se estamos aqui hoje, em um evento cujo o objetivo é apresentar os casos de sucesso na obtenção de resultados positivos no enfrentamento à Covid-19, com toda certeza é porque temos o Hospital Nossa Senhora das Dores em nosso Município. Todos sabem da importância desta instituição para a saúde regional. Se alcançamos a marca de mais de mil pacientes curados, é porque tivemos condições estruturais e técnicas para oferecer esse serviço”, destacou Alexandre Coelho.
Outras iniciativas enumeradas pelo diretor executivo foram: aumento de leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no ápice da pandemia; reforço na equipe médica e técnica; e ampliação do número de atendimentos em enfermarias e no Pronto Atendimento (PA).
O trabalho foi intenso, recordou Alexandre Coelho: “não esperávamos a pandemia, mas a experiência de nossa equipe médica e administrativa foi o que nos credenciou para alcançarmos bons resultados, contribuindo não só para a saúde itabirana, quanto regional”, disse.
Pronto Socorro
O ortopedista Thiago Maia relembrou que o PSMI foi um reforço no enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. Segundo ele, nos momentos mais críticos, a unidade chegou a ter mais de 80% de seu atendimento dedicado à ala Covid-19. Ele também destacou o empenho dos profissionais da instituição, sobretudo nos períodos de maior incidência de casos e de internações.
“Quero destacar e aproveitar para agradecer o empenho de muitos colegas que trabalharam até de forma voluntária em alguns momentos para combatermos a doença. A equipe ficou bem motivada a ajudar a população, sem dúvidas isso foi um dos fatores que contribuiu para alcançarmos alguns resultados”, destacou o médico.
Thiago Maia também apresentou as mudanças realizadas no PSMI para o enfrentamento da doença, como a instalação de containers que se transformaram em alas de atendimento; às mudanças dos consultórios e dos fluxos de atendimento; e o aumento da equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
“Temos que lembrar que ainda não saímos da pandemia. Apesar da queda nos números, não temos motivos para comemorar. Precisamos continuar com os serviços de excelência, mantendo o atendimento médico e de urgência, para que possamos ter bons indicadores. Como diretor técnico do Pronto Socorro, quero agradecer o apoio recebido neste momento difícil e dizer que nosso trabalho em prestar um bom atendimento à população continua. Temos ainda muito o que fazer”, afirmou Thiago Maia.
Fonte: ACOM-HNSD