A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta segunda-feira (1º) que vai adotar novas medidas de flexibilização na capital mineira a partir desta terça-feira (2º). Uma das novas medidas é a presença de 100% da capacidade de público em eventos e nos estádios de futebol.
Para acessar os estádios, os torcedores precisarão apresentar comprovante de duas doses da vacina contra a Covid-19 ou exame negativo para a doença, realizado no prazo máximo de 72 horas antes do jogo. O mesmo vale para os eventos na cidade.
Segundo o Executivo, não será mais exigido distanciamento mínimo nos bares e restaurantes, que poderão voltar a funcionar com a capacidade total.
As novas regras serão publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira e foram definidas pelos integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, diante do avanço da vacinação em Belo Horizonte e da estabilidade nos índices epidemiológicos.
Com isso, o jogo entre Atlético e Grêmio, na quarta-feira (3), poderá ter o público total no Mineirão, de mais de 60 mil.
Pedido do Atlético
Na última quarta-feira (27), o Atlético divulgou uma nota em que informou um pedido do presidente Sérgio Coelho ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) para a liberação total do público nos estádios. O pedido foi feito por meio de uma ligação.
Segundo o clube, que usou as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo como exemplo, a grande maioria da população está plenamente vacinada, os indicadores da doença estão em queda e de que já é o momento adequador para que haja a totalidade de torcedores, uma vez que se trata de ambiente aberto. Na ocasião, Kalil se mostrou solícito e disse que daria uma resposta com respaldo técnico.
Fonte: O TEMPO