Com o avanço da vacinação e a consequente queda significativa no número de mortes e internações por covid-19, muitas atividades, sejam de lazer ou de trabalho, voltaram em Minas Gerais. A reportagem da Itatiaia mostra a situação atual nas principais regiões do estado. Um sinal da volta à normalidade é retomada de eventos, comemorada por moradores de todas regiões. Ouça aqui o giro feito repórteres Marcelo Sena, Estela Torres, Jefferson Rocha, Désia Souza, Osmar Macedo, Mateus Malaquias e Matheus Oliveira.
Na região dos Inconfidentes, o avanço na vacinação aumenta a segurança da população e incentiva o retorno às atividades coletivas. A volta do futebol do final de semana e a possibilidade de rever os amigos são comemoradas por moradores das históricas Ouro Preto e Mariana.
No Sul de Minas, jovens comemoram a volta da baladas e os reencontros com amigos. “Estou muito empolgado com a volta das atividades noturnas na cidade. Estava sentindo muita falta”, diz Mateus dos Santos, de 22 anos.
Na região do Vale do Aço, assim como em todo o Brasil, um dos setores mais prejudicados na pandemia foi o de eventos. O produtor cultural Bruno Minafra destaca a importância da retomada da economia criativa. Ele que atende cerca de 40 cidades e tem esperança no alcance total do público. “A produção cultural é o primeiro a parar e o último a voltar”, disse Bruno, que espera 100% da retomada na virada do ano. “Vai virar a chave e aí a gente vai ter uma liberação, talvez, 100%.”
O empresário Bruno Freire trabalha na produção de grandes shows e também em feiras de negócios na região. Mesmo com anos de experiência, afirma que este recomeço parece a estreia de um novato. “Foi muito frustrante ficar período tão longo parado. Pude realizar uma feira em julho e te confesso que fiquei muito emocionado, uma sensação estranha, uma coisa que estava acostumada a fazer e eu fazendo aquilo como se fosse a primeira vez”.
Teatros e cinemas do Vale do Aço recebem 50% da sua capacidade.
Juiz de Fora, na Zona da Mata, também comemora a retoma do setor de eventos. A cidade é polo estudantil. A liberação começou aos poucos, com atividades para 40 pessoas. Atualmente, os eventos estão liberados com 60% da capacidade. Distanciamento e comprovação de vacinação ( para maiores de 12) são algumas exigências. Baladas e as tradicionais festas de formatura serão retomadas no mês que vem.
Com 88% da população com 12 anos ou mais já está vacinada, Montes Claros, no Norte de Minas, vai retornando à anormalidade, mas ainda com a obrigação do uso de máscara em todos os locais públicos. Quase todos os setores já estão com as atividades flexibilizadas totalmente. Lojas de conveniência, bares, restaurantes e casas noturnas, por exemplo, podem funcionar de 5h até meia-noite todos os dias da semana, sendo permitido até seis pessoas por mesa. A medida é válida desde o dia 9 de outubro. No caso dos cinemas e eventos esportivos, ainda há limitação da quantidade de público e é necessária da vacinação.
Cidades do Triângulo Mineiro retomam aos dias normais, mas com cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. As pessoas vacinadas com as duas doses dizem que estão mais seguras.
Em Belo Horizonte, capital do estado, as atividades estão quase todas como no período pré-pandemia. Bares e restaurantes podem funcionar em qualquer horário, assim como padarias e lanchonetes o comércio. Shows, cinemas, teatros e eventos também voltaram. As escolas podem ter os alunos e, a partir dessa terça-feira (2), a prefeitura liberou 100 % do público nos estádios. O retorno gradual mudou a rotina de muitas pessoas.
Fonte: Itatiaia