Atlético e América se enfrentam mais uma vez em 2021, agora pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo, líder da tabela com 62 pontos, busca a 13ª vitória em casa para dar mais um passo rumo ao título. Já o América, na décima posição, com 38 pontos, está a sete pontos de sacramentar a permanência na elite do futebol, brigando ainda por uma vaga na Sul-Americana.
Apesar dos objetivos distintos no torneio, os dois times possuem algo em comum: fizeram as melhores campanhas desde o início do returno do Brasileirão.
O Galo somou 20 pontos em 10 jogos, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas (ambas fora de casa, contra Atlético-GO e Flamengo). A equipe do técnico Cuca ainda marcou 17 gols e alcançou 66,67% de aproveitamento.
Em segundo lugar, o Coelho conquistou 19 pontos em 10 pontos, com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (diante do Internacional, em Porto Alegre). O time alviverde balançou as redes 14 vezes e somou 63,33% de aproveitamento.
Do lado alvinegro, os números alcançados ao longo da segunda metade da competição comprovam a regularidade do time, que já tinha conquistado, também, a melhor campanha do primeiro turno, somando 42 pontos em 19 jogos.
Já do lado do Coelho, o desempenho evidencia a redenção da equipe no Campeonato Brasileiro, que chegou a ser a lanterna da competição por quatro rodadas e somou apenas 19 pontos em 19 jogos no primeiro turno, com quatro vitórias, sete empates e oito derrotas.
Retrospecto
O jogo do próximo domingo (7), será o quinto encontro entre as equipes em 2021. Pelo Campeonato Mineiro, o Galo venceu a partida da primeira fase por 3 a 1. Já nas finais, foram dois empates, ambos por 0 a 0, e o Atlético ficou com o título por ter feito a melhor campanha da fase de classificação.
Pelo turno do Brasileirão, o time do técnico Cuca venceu o Coelho por 1 a 0, no Independência, com gol de Borrero. Desde 2016, o Galo não perde para o América. A última vitória alviverde foi no estadual daquele ano, quando bateu o rival por 2 a 1.
Probabilidades
Em busca do título do Campeonato Brasileiro após quase 50 anos de jejum, o Atlético possui 94,4% de chances de ser campeão, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. A probabilidade, que já ultrapassava 90%, aumentou após a vitória sobre o Grêmio, no Mineirão, na última quarta-feira (3).
Já o América, que tem como principal meta a permanência na Série A, está muito perto de alcançar o objetivo. De acordo com os matemáticos da UFMG, o Coelho soma apenas 1% de chance de rebaixamento.
E com o desempenho crescente nas últimas rodadas, o time do técnico Marquinhos Santos tem, ainda, 69,7% de chances de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana, o que seria a primeira participação em torneio continental na sua história. O América não perde há três jogos e vem de vitória sobre o Fortaleza, em casa.
Fonte: Itatiaia