Começa neste sábado (20/11), em todo país, a campanha de “Mega Vacinação” contra a Covid-19. Em Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara um calendário especial para a próxima semana, até o dia 26 de novembro. A ação visa imunizar a populção acima de 18 anos, aplicar a segunda dose ou a dose de reforço.
Serão aplicadas as três vacinas disponíveis: Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. O calendário inicial tem as seguintes definições:
– Dia 20 (Sábado)
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante Pfizer: drive-thru Funcesi
Imunizantes AstraZeneca e Coronavac: drive-thru Prefeitura
Haverá ainda repescagem para segunda dose e dose de reforço com os imunizantes da AstraZeneca e Cornavac nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):
– Barreiro;
– Chapada;
– Pedreira;
– Senhora do Carmo;
– Ipoema.
– Dia 22 – Segunda-feira
Horário: 8h30 às 15h30
Imunizante AstraZeneca (segunda dose): drive-thru Prefeitura
PSFs: Amazonas/Areão, Gabiroba de Baixo, Nova Vista e João XXIII/Machado e Clovis Alvim.
O restante da programação semanal será divulgado na segunda-feira pela SMS.
A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, destaca que o cenário epidemiológico em Itabira está controlado, mas que é fundamental a complementação dos ciclos vacinais para garantir imunização a toda a população.
“Nós estamos, o município de Itabira, o estado de Minas Gerais e o Brasil, com um cenário epidemiológico equilibrado. Aqui nós monitoramos semanalmente o RT e esta semana o índice foi de 0.82, o que demonstra um certo equilibrio, além de não termos nenhum paciente internado hoje, nem na UTI e nem na infermaria. Mesmo assim ressaltamos que completar a vacinação com a segunda dose e a dose de reforço é de extrema importância”, diz a secretária.
Com a campanha, o Ministério da Saúde também alterou o intervalo para a aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes utilizados na campanha.
Imunização em Itabira
Em Itabira já foram vacinadas 88.660 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 86,50% da população. Já com a segunda dose foram 60.074 pessoas, equivalente a 61,14%. Com a dose única foram imunizadas 2.733 pessoas. Tomaram a dose de reforço 8.229 pessoas.