Para ampliar os horizontes no fomento a cultura e ao turismo, Itabira participou na capital mineira, na terça-feira (7) do Primeiro Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento ocorreu no Palácio das Artes, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Samuel Alves, assessor cultural da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) foi o escolhido para representar Itabira. O Governador Romeu Zema, atendendo pedido do secretário Leônidas Oliveira, participou o Encontro.
O secretário de Estado da pasta, pessoalmente recepcionou os convidados e destacou a importância da retomada dos eventos culturais e atividades turísticas, como peças importantes no fortalecimento econômico, no cenário de pandemia mais controlada, com a ampliação da imunização. O setor foi, segundo ele, o mais impactado com as regras sanitárias restritivas. O tema também foi tratado por Sérgio de Paula, presidente; e Alex Tiso, vice-presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais para o segmento.
Tayane Campos, diretora do Museu do Tropeiro de Ipoema, acompanhou Samuel, em Belo Horizonte. Representantes da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM), das subsecretarias de Estado da Cultura e do Turismo, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Fundação Clóvis Salgado (FCS) e da Rede Minas de Televisão, também participam nos pronunciamentos.
Uma mesa redonda discutiu dos desafios dos gestores territoriais. Houve assinatura do termo de acordo entre Estado, Sistema de Museus de Minas e Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O representante de Itabira avaliou a participação. “Foi muito positiva, pois estiveram presentes lideranças culturais de vários municípios. O Governador Romeu Zema pontuou bem sobre o fortalecimento da cultura mineira”, disse Samuel. Após o evento ocorreu cerimônia de acionamento da iluminação natalina na praça da Liberdade.