A equipe da ONU Mulheres visitou Itbaira na última semana e apresentou a setores da Prefeitura as atividades desenvolvidas no projeto Cidade 50-50. A analista de Programas, Ana Claudia Pereira, e a gerente de projetos e responsável pela cooperação com Itabira, Lívia Alen, participaram de reuniões com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Breno Pires; Agricultura e Abastecimento, Mauro Ferreira; de Governo, Geraldo Majela Pena Torres; e com o assessor de Gestão Programas e Metas, Gabriel Quintão. O objetivo dos encontros também foi discutir sobre as recomendações feitas pelo projeto ao município a respeito das políticas públicas de gênero e raça.
De acordo com o secretário Breno Pires, a visita foi importante para acertar detalhes sobre as atividades de encerramento do projeto, que acontece na Semana da Mulher, período marcado pelo dia 8 de março. Na oportunidade, será trabalhado o empoderamento e empreendedorismo feminino.
“Assumimos e demos continuidade ao projeto da ONU Mulheres iniciado no ano passado, com a proposta de construir uma Itabira 50-50, com mais oportunidade para as mulheres. O projeto consiste em relatórios e diagnóstico da situação da mulher na cidade. Assim, recebemos esse documento que nos ajudará a construir um plano de ação, em conjunto com o nosso Plano de Metas”, destacou o Breno Pires.
Segundo Lívia Alen, é a primeira vez que a ONU Mulheres trabalha em nível municipal.
“Nosso trabalho é plantar sementes e essas já estão dando frutos. Percebemos que o prefeito Marco Antônio Lage possui um olhar atento às questões relacionadas a gênero e raça. Esperamos que haja organismos, como já existe a Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, para as mulheres em Itabira também. A ONU Mulheres está ajudando e quer ajudar ainda mais para que a Prefeitura possa implantar políticas públicas transversais em gênero e raça, garantindo que toda a população tenha acesso da melhor forma possível”, destacou a gerente de projeto.
Neste ano, o projeto Cidade 50-50 participou da análise do Plano de Metas Itabira Agora e prestou assessoria técnica na construção do Termo de Compromisso para Enfrentamento ao Racismo assinado pelo prefeito, durante a programação da Semana da Consciência Negra. Além disso, foi feito o diagnóstico sobre a inclusão digital de meninas e mulheres da cidade e também da situação econômica das mulheres rurais.
“Foi feita a análise do fluxo de serviços de atendimento em situação de violência de gênero e os cursos ‘O valente não é violento’ e ‘Políticas Públicas para mulheres’, ressaltou Lívia Alen.
A expectativa é que em 2022 seja lançado, em parceria com a Prefeitura, um documento com recomendações para transversalização de gênero e raça na semana do 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Este documento estará disponível como modelo para inspirar outras prefeituras.