Na tarde desta sexta-feira, dia 14, a Valia, segundo nota da Aposvale – Associação dos Aposentados e Pensionistas e Empregados das empresas patrocinadoras da Valia -, anunciou estimativa de abono correspondente ao superávit. De acordo com o informado pela Aposvale, o superávit anunciado corresponde a apenas 80% do benefício mensal, mas os números ainda são preliminares e
precisam ser auditados e aprovados pelo conselho deliberativo.
Exemplificando, um assistido que recebe uma suplementação mensal de R$ 1.000,00 somente receberia R$800,00 de abono.
“Havia um compromisso alinhado entre a diretoria da Aposvale com a antiga
diretora da Valia, Maria Gurgel, no sentido de reduzir a reserva dos 25% mensais dos 60 meses, para 48 meses, com o intuito de possibilitar tanto a concretização da
reserva quanto a distribuição do abono aos aposentados e pensionistas.
Contudo, a partir do início da atual gestão da Valia, houve um recuo de importantes passos
e alinhamentos que foram feitos. O atual diretor da Valia, Sr. Edécio Brasil, não aceita sequer discutir a redução dos 60 meses, em uma atitude de total conservadorismo e desumanidade com os assistidos pertencentes ao plano BD”, detalhou nota da Aposvale.
Diante do percentual apresentado pelo fundo de pensão (Valia), a Aposvale, o Sindicato Metabase de Itabira e Região e o Sindfer ES/MG, repudiaram os dados, e informaram que reforçarão o “diálogo e ações para adequar os interesses dos assistidos”, como têm feito durante todos esses anos.
“Recentemente foram contratados atuários para produzirem estudos técnicos sobre a
situação dos planos, também foi sugerida a remarcação dos títulos públicos da Valia a
fim de se aumentar a possibilidade do pagamento do Superávit aos valorosos aposentados e pensionistas, mesmo com todos os esforços das instituições representativas a postura impositiva e extremamente conservadora da gestão da Valia impede que a justiça seja feita por meio da distribuição do superávit. A postura da Valia para com o seus assistidos é inaceitável além de desumana! As instituições representativas que assinam esta carta não pouparão esforços e ações na busca da proteção dos seus representados”, conclui a Aposvale em nota.
Fonte: ASCOM-APOSVALE
9 Comentários
não concordo o que a valia esta fazendo conosco aposentado e pensionista dar só 80% de abono isto é ridiculo tambem não concordo o que a valia vem fazendo quando nós aposentados estavamos na ativa nós contribuimos para nós ter-mos a nossa suplementação depois de aposentados ela ainda fica descontando de todos nós contribuição de assistido não
concordo com isso para onde vai esse dinheiro nosso que faz falta para comprar um remédio
gostaria que voces do sindicato e aposvale de itabira averigua-se isto atenciosamente Nilton Muniz
não concordo com 80% então não precisa dar nada.
gostaria que a valia aumenta´- mais esse valor esta muito pouco.
A valia poderia ficar com esse abono para ajudar um pouco a ela sair da dívida que tem.O aposentado morre e pra onde vai o superavit?
Nós também aguardamos.
Um crime absurdo, fazer uma coisa dessas com os aposentados e pensionistas !
A Valia está brincando com os aposentados e pensionistas !
Não respeitam nem que está morrendo !
Os aposentados e pensionistas precisam entrar na justiça o mais rápido possível !
Ficam as vezes 1 a 2 anos sem receber e quando recebe e essa esmola !
Os aposentados e pensionistas tem o direito de receber oque pertence a eles e precisam
urgente entrar na justiça para remover o cancer que está dentro da Valia, porque só um cancer
ou um demônio não tem amor pelo seus contribuintes e ainda mais os idosos que estão partindo sem nem se quer ver seus abonos de direito !
Respeito, será, que os tubarões dos navios, iates, charutos carrérimos,sabe disso, que existimos! Quem era a vale, antes de ser a gigante do minério, do aço, que é hoje! Quem realmente importa com nossa situaçao? Quem realmente está sensibilizado ou mobilizado em no defender? Abutres temos de todos os lados, querendo rapar o pouco que temos, e com ele faz investimentos! Na certa, na corrida louca, e na direção da torcida.Que morramos o mais depressa possível! Pois se não nos mata, por angustia! Nos mata pela longa espera fátidica e inútil?E os sindicatos, qual força têm lerante a negativa da vale ? De que adianta pagar se por anos. Aguardamos ações sem respostas! Garantimos o dinheiro desses e como ficamos nós? Acaso somos inferiores, do que os demais que trabalharam aí? São ingratos e insensatos conosco! Têm de onde tirar, mas preferem sacrificar, nossas vidas, um pouco mais! Uma pergunta me vêm a mente! Será que a valia está falindo, por causa de dívidas? Com isso necessita de utilizar até o nosso, superávit para pagamento de títulos! Seria esse o motivo? Seria resguardar um pouco do nosso para pagamento e indenizações de causas pleiteadas e transitada em julgado? Seria, estas as demandas tão inatingível, que precisa sempre do aposentado? Cadê a autossuficiência! Cadê os lucros? Acaso o mundo parou de comprar!E ela parou de vender? Acasos seus imóveis, não lhes dão rentabilidades suscetíveis! Muitas perguntas! E uma resposta ineficaz! Estamos sempre que nem cachorro, correndo atrás do osso! Sem sucesso! Cadê as políticas públicas, que visa cuidado dos apoentados e das pensionistas! Acaso, sao só cabides de emprego? É uma vergonha! Arrastar de por anos, para receber o mínimo! E os que dizem representar, que buscam respostas! Onde estão esses? Será realmente que brigam por nós? Qual é o acordo? Será que vale a pena, desembolsar dinheiro. Por longos anos e não ter resposta! Onde está a postura de sindicatos, na questão cobrança! Será que vale a pena sustentarmos isso! Garantimos o serviço de muitos em cima de uma dor! Nunca incurável! É benéfico pra quem? A cada ano temos mais perdas! Mas o desconto da contribuição com a valia, sempre em dias! De que adianta, se pra valer um dinheiro nosso, ainda tem que ser com brigas, Nunca de comum acordo! Sempre visando perdas! De quem é o lucro?
ESpero que os Sindicatos continuem lutando e até se for o caso recorrendo à Justiça. Muito de nós nem estaremos vivos para receber o bendito superávit. OS SINDICATOS TÊM OBRIGAÇÃO DE FAZER UMA CAMPANHA PARA QUE OS COLEGAS DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO VOTEM PELA REDUÇÃO DE 60 PARA 48 MESES PARA POSSIBILITAR O AUMENTO DO ABONO DO SUPERAVIT. O QUE A VALIA QUER? QUE OS APOSENTADOS TODOS MORRAM PARA NÃO RECEBEREM O QUE É SEU. LAMENTÁVEL. MUITO LAMENTÁVEL. É A PRIMEIRA VEZ QUE ME POSICIONO. FAVOR CONSIDERAR O COMENTÁRIO
quase não adianta receber adicionais, o imposto de renda come tudo.