A Fundação Hemominas enfrenta baixa no estoque de sangue. O quadro, que já é agravado pela pandemia, segundo a fundação, também está sendo influenciado pelo período chuvoso e de férias escolares, que historicamente representam um período de queda nos estoques.
O grupo O positivo é o mais preocupante, com baixa de 60% no estoque. Já para os tipos O negativo e A negativo, a queda registrada é de mais de 45%.
“Creditamos essa queda mais acentuada ao aumento dos casos da Covid-19 e de outras síndromes gripais. mas as fortes chuvas em janeiro e o período escolares também influenciam sempre nessa época do ano. A queda nos estoques de sangue da Hemominas é uma realidade desde o início da pandemia”, explica Tiago Sandô, da assessoria de captação e cadastro da fundação.
Como doar
O agendamento da doação em qualquer uma das unidades Hemominas pode ser feito através do site da fundação ou pelo aplicativo MG App Cidadão, que é compatível a celulares Android e iOS. Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg.
Pessoas que realizaram endoscopia ou broncoscopia precisam aguardar um período de seis meses para doar e aqueles que fizeram tatuagens, sobrancelha definitiva ou piercing, precisam aguardar 12 meses para a doação.
Covid-19
Os critérios relativos ao coronavírus para doar sangue foram recentemente atualizados pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Anvisa. Pessoas que testaram positivo para a doença e apresentaram sintomas podem doar depois de 10 dias de terminados sintomas. Já aqueles que testaram positivo e não apresentam sintomas podem doar após dez dias da realização do exame. Além disso, quem esteve com pessoas no período de transmissão da doença pode doar sete dias depois do último contato.
Fonte: Rádio Itatiaia