No final do ano passado e início deste ano, nossa cidade foi fortemente atingida pelos temporais, o que além de causar transtornos em toda parte, trouxe inúmeros prejuízos financeiros para muitas famílias.
Sabemos que cada bem perdido, foi fruto do esforço e luta de cada um desses trabalhadores. Por isso, a Prefeitura de Santa Bárbara criou o Auxílio Emergencial.
Vai ser disponibilizados mais de 500 mil reais em ajuda financeira para as famílias atingidas pelas chuvas do início deste ano. Por meio do Decreto Municipal n° 5.091/2022, será disponibilizada em parcela única um valor de até 5 mil reais por família atingida.
Quais foram os requisitos para solicitação do Auxílio?
- Famílias que residem em imóveis localizados nas áreas do Município em que foi declarada situação de emergência;
- Famílias que sofreram danos materiais causados pelas chuvas e inundações e receberam parecer favorável do Serviço Social.
Deste modo, todas as famílias já foram cadastradas pelos Assistentes Sociais, agora o benefício está em fase de avalição pela Secretaria de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social, a fim de definir valores em dinheiro para reposição de itens como:
- Refrigerador;
- Fogão a gás;
- Armário de cozinha;
- Conjunto de sofá;
- Guarda roupa;
- Camas;
- Colchões.
Outras assistências concedidas
O apoio da Prefeitura ocorre em modalidades distintas e varia conforme o grau de vulnerabilidade e as necessidades de cada pessoa. Confira abaixo os demais benefícios:
- Auxílio alimentação (cesta contendo gêneros alimentícios);
- Auxílio Transporte (fornecimento de passagens);
- Auxílio Moradia (pagamento de locação de imóvel);
- Distribuição de cobertores, colchões e outros bens necessários ao atendimento de situações de calamidade ou emergência;
- Auxílio técnico e financeiro para a obtenção de documentos pessoais;
- Auxílio para Reforma de Moradia.
Os valores disponibilizados para esta ação têm como origem a Reserva de Contingência Municipal. O Auxílio Chuva está de acordo com o Pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0 e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS, números 10, Redução das Desigualdades, 3, Saúde e Bem Estar.