A Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil 2022 já estão em andamento, mas o Atlético só participa das duas competições em fases seguintes. Pela boa campanha na temporada passada, o Galo fica com a situação mais tranquila neste início de ano e se dedica, por enquanto, ao Campeonato Mineiro – depois de faturar a Supercopa do Brasil em cima do Flamengo.
A Copa do Brasil começou na terça-feira (22) e está na sua primeira fase. O Galo, por disputar a Libertadores, só entra na competição na terceira fase, que deve começar no fim de abril. Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América e Athletico-PR vivem a mesma situação. Os campeões das Copas Verde, Remo, e do Nordeste, o Bahia, e o vencedor da última Série B, o Botafogo, também só entram na terceira fase.
Já na Libertadores, o Galo entra apenas na fase de grupos, ao contrário do América, que se classificou para a Pré-Libertadores e disputa o primeiro jogo da segunda fase da competição nesta quarta-feira (23). No Pote 1, o Atlético aguarda a realização do sorteio dos grupos, que deve ser feito pela Conmebol no dia 23 de março.
Na última edição da Libertadores, o Galo chegou até a semifinal, quando foi eliminado pelo Palmeiras, campeão da edição em cima do Flamengo. As duas equipes empataram os dois jogos, mas como o time paulista marcou um gol fora de casa, ficou com a vaga na final do torneio pelo critério de desempate.
Na Copa do Brasil 2021, o Galo foi campeão. Na final, encarou o Athletico-PR e goleou logo no primeiro jogo, disputado no Mineirão, por 4 a 0, e praticamente colocou as duas mãos na taça. No jogo da volta, também venceu o Furacão pelo placar de 2 a 1, na Arena da Baixada.
Fonte: O Tempo