Um jornalista americano foi morto a tiros e outro ficou ferido neste domingo (13/03) em Irpin, no extremo noroeste de Kiev, onde as forças ucranianas estão lutando contra o Exército russo.
A vítima é Brent Renaud, 50, cinegrafista e diretor, afirmou o NY Times em comunicado. Ele portava um crachá da empresa, mas a direção do jornal afirmou que Renaud não cobria o conflito pelo Times.
Em nota, o editor-chefe adjunto Ciff Levy e o NY Times divulgaram nota lamentando a morte do ex-colaborador. “Estamos profundamente tristes por tomar conhecimento da morte de Brent Renaud, um talentoso cinegrafista. Embora tenha contribuído com o jornal (mais recentemente em 2015), ele não cobria o conflito pelo Times na Ucrânia. Chegaram a circular informações de que ele trabalhava no NY Times pois portava um crachá do jornal emitido para coberturas muito anos atrás”.
Renaud tinha 50 anos e trabalhou para diversos veículos, como HBO, NBC e Times.
Fotógrafo
Os dois jornalistas foram atingidos enquanto dirigiam com um civil ucraniano, também ferido, disse à AFP Danylo Shapovalov, médico envolvido com as forças ucranianas que cuidaram das vítimas.
A chefia de polícia da região de Kiev acusou as forças russas de atirar nos jornalistas, mas até o momento os governos da Rússia e dos EUA não se pronunciaram sobre o ataque.
Jornalistas da AFP que estavam na área neste domingo ouviram disparos de artilharia e armas leves. O outro jornalista americano, Juan Arredondo, que foi socorrido, relatou o ataque em um vídeo publicado nas redes sociais.
*Por AFP