A Comissão de Minas e Energia aprovou, nesta terça-feira (22/03), o requerimento do deputado estadual Bernardo Mucida para que a mineradora Vale apresente os projetos de reparação dos territórios minerados, com destaque para Itabira.
Além dos representantes da mineradora, estarão presentes em audiência de convidados autoridades dos governos municipais, estaduais e federais para buscarem soluções aos danos provocados pela extração minerária em Itabira.
A iniciativa é um desdobramento da ação do deputado Mucida que sempre cobrou dos responsáveis soluções aos danos provocados pela extração minerária em Itabira e dos demais municípios mineiros.
De acordo com Mucida, Itabira, por ser berço da empresa Vale e um dos primeiros grandes municípios com previsão de exaustão das minas para 2031, é a melhor oportunidade para entregar à sociedade brasileira e internacional um exemplo de cidade mineradora sustentável, pós-exaustão das jazidas.
“Cobro que a Vale especifique em sua política ESG um compromisso de investimento em infraestrutura e ações para que as cidades mineradoras possam diversificar suas economias”, explica deputado Bernardo Mucida, enfatizando a necessidade de garantir o desenvolvimento regional através de instalação de polos educacionais, fornecimento de água limpa, além da eliminação de qualquer problema futuro com barragens.