A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando seus enfermeiros com um treinamento em tratamento de feridas. A capacitação ocorreu no auditório da Prefeitura.
No período da manhã, a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, e a coordenadora da Enfermagem da Prefeitura, Joana Palheiros, abriram as atividades explicando a importância do treinamento.
“O objetivo é fazer com que a capacitação dos nossos profissionais seja uma constante, não só para essa área, mas também para outras formações, conforme a necessidade dos servidores da Saúde, para bem atender a nossa população”, disse Raquel Drumond.
O curso ocorre após o município disponibilizar novos insumos para curativos nas unidades de saúde. Alguns materiais são novos no mercado, motivo pelo qual a atividade teve a participação de profissionais das empresas fornecedoras. Desde agosto de 2021 que o setor de curativo das unidades de saúde está recebendo mais materiais para qualificar o atendimento.
Antes, as unidades disponibilizavam apenas o que os profissionais denominam de cobertura secundária, como gaze e faixa. Porém, os insumos denominados de cobertura primária só eram aplicados no ambulatório de feridas na Policlínica (antigo PA).
Atualmente todos os postos contam com hidrogel, hidrogel com alginato, placas curativas de alginato, compressa de petrolatum, bota de Unna e óleo AGE. Esses materiais são utilizados nos ferimentos para favorecer o processo de cicatrização.