Atualmente, o Legislativo itabirano possui 12 comissões permanentes e uma especial
Foi definida em reunião realizada na última semana a composição das comissões temáticas da Câmara Municipal de Itabira para o ano de 2022. Atualmente, o Legislativo itabirano possui 12 comissões permanentes e uma especial. A formação se manteve a mesma de 2021, com exceção das comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
Na primeira, a mudança aconteceu no cargo de relator. Sai o vereador Neidson Dias Freitas (MDB) e entra Rosilene Félix Guimarães (mesmo partido). Já na segunda comissão, Sidney Marques Vitallino Guimarães (também do MDB) assume a presidência no lugar de Júlio César de Araújo “Júlio Contador” (PTB), que passa a ser vogal – função antes assumida por Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB).
Distribuídos em subgrupos, organizados por eixos temáticos, os vereadores compõem as comissões parlamentares, que se reúnem para debater e analisar projetos de lei e outros temas de interesse coletivo. Cada comissão é formada por um presidente, um relator, um vogal e três suplentes.
As comissões atuam como órgãos consultivos destinados a elaborar estudos e emitir pareceres sobre os projetos e outras proposições em tramitação na Casa. Elas avaliam o mérito de cada proposta e apresentam pareceres indicando por sua aprovação ou rejeição.
Confira o documento anexo e veja como ficou a formação das comissões temáticas da Câmara de Itabira para o ano de 2022.