Na última quarta-feira, 20 de abril, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a sua terceira oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes inscritos no programa assistiram ao documentário “O Holocausto Brasileiro”, que conta a história do manicômio de Barbacena. A atividade teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a evolução das políticas de saúde mental no Brasil, principalmente no que diz respeito aos tratamentos de forma hospitalar e manicomial, que eram comuns antes da reforma psiquiátrica no país.
Em seguida, os alunos refletiram e debateram sobre a história mostrada no documentário, relacionando-a com a saúde mental do jovem, tema da atual edição do Parlamento Jovem. Para a estudante Vitória Lisboa, o filme deixa claro que, no passado, as pessoas eram enviadas diretamente para os hospícios sem um diagnóstico e tratamento adequados e, por isso, “é preciso sempre investir em políticas públicas para impedir que os erros do passado se repitam”.
O estudante Renan Henrique completa que várias pessoas, portadoras ou não de transtornos mentais, sofriam preconceitos na sociedade e até mesmo da própria família e, assim, tinham como destino o isolamento no hospício. “No manicômio de Barbacena, muitos passavam fome, sofriam maus-tratos e 60 mil pessoas morreram por lá. Isso é algo que nós devemos sempre refletir para conscientizar a sociedade, para evitar que essa tragédia aconteça novamente”, afirma.
O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. O município de São Gonçalo do Rio Abaixo integra o Polo Regional junto com as cidades de João Monlevade, Itabira e Dionísio.
Em 2022, 20 alunos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio se inscreveram para participar do Parlamento Jovem, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias”. Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.
Fonte: ACOM-CMSGRA