No domingo (15/05) apaixonados pelo futebol amador raiz, se reuniram em Ipoema para o “Festival do Aliança”. Na ocasião, partida festiva comemorou os 88 anos do clube amador do distrito, uma das mais longe de Itabira, e que retoma as suas atividades, depois de período inativo.
Na data, um dos ícones do time, o ex-atleta e dirigente “Baiano” por anos presidente da equipe, recebeu homenagem através de familiares. Os diretores além de festejar a reativação da equipe, pretender buscar recursos para a manutenção das atividades, entre elas, a disputa do Campeonato Amador.
“O esporte pra mim não tem preço. O campo do Aliança é meu terreiro, sempre vi meus tios jogando bola aqui. Tudo que fizeram pra mim, quando criança, quero retribuir para os jovens de hoje, time principal e veteranos. Resgatar o futebol de Ipoema, levar para Itabira, e participar da Liga Itabirana de Futebol Amador, em 2023” comemorou o presidente Douglas Couto, que junto a sua diretoria, se mobiliza para viabilizar juridicamente o clube, para celebrar parcerias com a iniciativa privada.
Baiano foi o homenageado no evento. “Ele foi uma pessoa que fico sem palavras para descrever. Tudo começou com Baiano e seus amigos, e nada mais justo que nos 88 anos de existência do time, trazer sua esposa, filho, e família junto com a gente”, disse o presidente do time. Sobre o retorno as atividades esportivas, Douglas Couto foi enfático. “O Aliança não vai parar nunca mais, será eterno”. Opinião compartilhada com a equipe de gestão, como o diretor jurídico, Deiverson Lage.
“Tivemos o desafio de regularizar detalhes, como: ponto de energia elétrica que não permitia realizar algumas atividades, condição junto a Receita Federal, certidões estaduais e municipais. Nosso propósito é tentar parcerias com empresas no sentido de enquadrar a Lei de Incentivo ao Esporte. Os projetos podem pleitear até 1% do imposto de renda, para ajudar a manter a estrutura, e incentivar atividades esportivas para os jovens”, disse o advogado, responsável pelo setor jurídico do time.
O Secretário de Administração da Prefeitura de Itabira, Gabriel Quintão, representou o prefeito Marco Antônio Lage no evento. “É uma honra estar em Ipoema, nessa data muito especial, em uma homenagem a pessoa que tanto fez para o esporte em Ipoema. A primeira de muitas ações que vem por aí. Queremos os campos cada mais ocupados, e vivos, com as pessoas aproveitando, e se divertindo. Podem esperar muitos projetos e ações, para que o esporte pulse cada vez mais forte”, disse Gabriel Quintão. Foi disponibilizado corte da grama, e correções no piso para evitar incidentes.
Colaboração: Rayner Teixeira/Atila Lemos