A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta quinta-feira (02/06), a implantação da coleta seletiva na sede administrativa do município. Com isso, todos os resíduos recicláveis – úmidos e secos – serão separados e destinados para a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). A ação faz parte da programação da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, que vai até domingo, 5, quando é celebrada a data.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, explicou que a intenção é estender a coleta seletiva a todos os setores da administração municipal. “Vamos fortalecer a participação dos servidores nesse processo e dar o bom exemplo, estimulando ainda mais o cidadão a separar o lixo úmido do seco”, destacou.
“Todos nós sabemos da importância da Coleta Seletiva em nossa cidade, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde de todos, sendo assim, tenho certeza da conscientização de todos os servidores na separação do lixo reciclável. O assunto é muito importante e aproveito para parabenizar a Atlimarjom pelo trabalho realizado e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo empenho nas campanhas de conscientização”, enfatizou o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT). O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante) completou: “a coleta seletiva é de fundamental importância, como condição primordial para o desenvolvimento de uma cidade sustentável e vamos fazer nosso dever de casa, começando essa importante ação junto aos nossos servidores”.
A tesoureira da Atlimarjom, Valdete Roza, foi convidada a explanar ao funcionalismo público sobre a coleta seletiva. Ela apresentou sobre o sistema produtivo da instituição e falou sobre a importância da ação tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que trabalham na instituição. “A Associação faz o resgate da cidadania através da geração de ocupação e renda, atuando desde o processo de coleta até a comercialização dos materiais reciclados. No entanto, os catadores que estão nas ruas são muitas vezes invisíveis para a população”, explicou.
Lixeiras adaptadas
Para que a coleta seletiva funcione no prédio da Prefeitura, os setores internos ganharam lixeiras adaptadas com indicações de lixo seco e úmido. Além disso, coletores foram instalados em locais estratégicos do Executivo, facilitando assim, o descarte adequado dos materiais. O uso do copo descartável também será desestimulado, priorizando a utilização de canecas e garrafinhas de água.
Presenças
Além dos servidores que trabalham no prédio da Prefeitura, participaram do lançamento da coleta seletiva os vereadores Revetrie Teixeira (MDB) e o líder do prefeito na Câmara, Belmar Diniz (PT). Os secretários de Administração, Gilberto Barcelos, o Procurador Jurídico, Hugo Lázaro, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, e a secretária de Assistência Social, Marinete Morais, participaram da ação.