Apesar do bom começo, o América perdeu para o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0 e desperdiçou mais uma grande chance de alcançar o G6 do Campeonato Brasileiro.
O Coelho não aproveitou oportunidades com Aloísio, Felipe Azevedo e Everaldo, que até atingiu a trave. O América sofreu o único gol da partida em mais uma falha de Patric. O lateral-direito acumula reclamações nas últimas partidas.
Com o resultado o América permaneceu na nona colocação com os mesmos 14 pontos, dois a menos que o Athletico – hoje, o sexto lugar. Já o São Paulo saltou para a terceira posição com 18 pontos, três a menos que o líder Corinthians.
Agora, o Coelho terá pouco tempo para se preparar para receber o Fluminense no Independência na próxima quarta-feira (15), às 21:30. Na partida, a equipe alviverde terá mais uma chance de voltar ao G6. O São Paulo, por sua vez, viajará para o Rio de Janeiro, onde encontrará o Botafogo na quinta-feira (16), às 16h.
Início com pressão, falha na lateral-direita e chances desperdiçadas
Logo de início, o América começou o jogo pressionando a saída de bola do São Paulo e conseguiu criar as melhores oportunidades. Primeiro com Everaldo, que acertou a trave, e em seguida com Felipe Azevedo que cabeceou sozinho, mas errou o alvo.
Para tentar corrigir a saída de bola, o técnico Rogério Ceni, do São Paulo realizou a primeira substituição com 25 minutos do primeiro tempo e colocou o meio-campista Patrick no lugar do volante Luan, que saiu machucado. Com a alteração, os volantes Gabriel e Rodrigo Nestor passaram a jogar mais próximos da dupla de zagueiros e de Pablo Maia, que se posicionava no meio dos dois defensores, formando uma linha de três para iniciar as jogadas.
A mudança surgiu efeito. Aos 33 minutos, Gabriel Neves roubou a bola no meio-campo e aproveitou a desorganização defensiva do América para acelerar o ataque. Rodrigo Nestor abriu para Igor Vinícius, que cruzou na segunda trave para Patrick cabecear livre nas costas do lateral-direito do América, Patric, e abrir o placar no Morumbi.
O América acabou sentindo o gol e aos poucos foi perdendo a intensidade na marcação dando muita liberdade para o Tricolor Paulista, que foi melhor no final do primeiro tempo.
Para a segunda etapa da partida, Ceni realizou mais uma mudança e colocou Rigoni no lugar de Gabriel, recuando Reinaldo e Igor Vinícius para formar uma linha de 4 e adiantar Pablo Maia como volante. A alteração no elenco tricolor não mudou muito o andamento do jogo, que continuou como no final do primeiro tempo: morno e com o São Paulo dominando o meio de campo.
Para tentar voltar com o América para o jogo, Mancini colocou Wellington Paulista no lugar de Aloísio Boi Bandido aos 15 minutos do segundo tempo. Apesar da mudança, o São Paulo foi quem teve as melhores chances até o meio do segundo tempo.
Sem criatividade e sem espaço para jogar, Mancini tentou lançar o time ao ataque colocando Gustavinho na vaga de Lucas Kal e Henrique Almeida no lugar de Everaldo.
Apesar do volume de jogo, a equipe alviverde não conseguiu traduzir a posse de bola em nenhum lance de perigo.
SÃO PAULO x AMÉRICA
Athletico-PR: Jandrei; Pablo Maia, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Andrés), Luan (Patrick), Gabriel (Rigoni) Rodrigo Nestor e Reinaldo(Wellington); Luciano(Rafinha) e Calleri Técnico: Rogério Ceni
América: Jailson; Patric, Conti, Éder e Marlon(Danilo Avelar); Lucas Kal(Gustavo), Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Arthur), Aloísio (Wellington Paulista) e Everaldo (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini
Gols: Patrick (33′ 1ºT)
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor (7′ 2ºT), Miranda (30′ 2ºT), Henrique Almeida (31′ 2ºT) e Wellington Paulista 49′ 2ºT)
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 12 de junho de 2022
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Quarto árbitro: Adriano de Assis Miranda (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Fonte: Rádio Itatiaia