A campanha deverá ser celebrada anualmente em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Projeto de lei é de autoria do vereador Bernardo Rosa.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. Com o objetivo de proteger, resgatar e acolher animais em alguma situação de risco, por meio da adoção responsável, a Câmara Municipal de Itabira aprovou um projeto de lei que prevê a criação do Dia da Campanha de Conscientização sobre Adoção de Animais Domésticos no Município.
O projeto de lei é de autoria do vereador Bernardo Rosa (Avante) e foi aprovado em segundo turno na 21ª reunião ordinária, realizada no dia 21 de junho. “Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Geralmente os animais de rua ou e abrigos já passaram por muito sofrimento e tudo o que eles precisam é de um lar. E não há recompensa maior do que vê-los sendo acolhidos e devidamente cuidados”, diz trecho da matéria.
O vereador pretende alertar a população por meio de ações, debates, palestras e seminários sobre a importância da posse responsável e da necessidade do controle de natalidade dos animais domésticos. A campanha de conscientização deverá ser divulgada nas redes sociais, escolas públicas e órgãos públicos.
“A Campanha de Conscientização sobre Adoção de Animais Domésticos exige urgência para unir esforços da sociedade, visando obter o controle de natalidade, focando na necessidade de orientar a população itabirana sobre a importância da posse responsável dos animais de estimação. Na causa dos animais não existem vencedores, mas voluntários, ou seja, pessoas bem-intencionadas e capazes de convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol do direito dos animais”, ponderou Bernardo Rosa.