A START – Feira de Tecnologia e Inovação aconteceu a última sexta e sábado em São Gonçalo do Rio Abaixo e buscou soluções para as demandas do município. A abertura conduzida pela jornalista Maíra Lemos foi feita pelo prefeito municipal, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) que ressaltou ter desde seu primeiro mandato o objetivo de criar uma cultura educadora, com escolas de tempo integral, investimento em educação de base e técnica. “Agora, estamos iniciando uma nova fase, começamos a investir em educação tecnológica, empreendedorismo e inovação. A presença de vocês é importante para que possamos construir juntos um futuro tecnológico e inovador. Façam conexões, troquem ideias e pensem em soluções para nossa cidade”, finalizou.
O vice-prefeito, Leandro Amora também destacou o evento como um divisor de águas do município. “Estaremos plantando sementes para as futuras gerações através da preocupação com um futuro sustentável”. Também o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diego José Ribeiro, falou da importância do evento para promover qualidade de vida à população. “É preciso investir no potencial e na criatividade de nossa sociedade e contribuir para uma cultura empreendedora”, ressaltou.
Representantes dos parceiros: UFMG, Doctum e Uemg, instituições de ensino superior atuantes na região também participaram da abertura.
Em seguida, estudantes da cidade e Médio Piracicaba se reuniram em grupos para propor ideias inovadoras em 12 temáticas de desenvolvimento para a formação de cidades inteligentes. Pela manhã ainda participaram da palestra do professor de Empreendedorismo, Inovação e Startups da Ufop, Frederico Gomes que após as divisões dos grupos nas salas temáticas deu início a facilitação.
SÃO GONÇALO INVESTINDO NAS PESSOAS
O primeiro dia da Feira Tecnológica de São Gonçalo do Rio Abaixo não poderia terminar mais inspirador. O palestrante, Rick Chester com seu famoso jargão “Pega Visão” fez o público vibrar e se emocionar com sua história de vida simples, trazendo mensagens de persistência, foco no objetivo e visão inovadora conectando totalmente a proposta do evento de formato inédito na região.
Chester destacou ainda a importância dos gestores públicos em disseminar a visão empreendedora na população. “É raro ser chamado para palestrar por uma prefeitura, porque os prefeitos não têm a visão de investir nas pessoas. Portanto, parabenizo o prefeito de São Gonçalo. Deixem as águias voarem”, finalizou. Rick Chester elogiou a iniciativa da prefeitura em investir nas pessoas.
Durante a tarde de sexta a Feira foi aberta ao público e também diversas autoridades políticas da região visitaram os stands. A mesa redonda com os representantes da Invest Minas e BDMG e a palestra com o CEO da Bravo Motor, Eduardo Muñoz foram os destaques. E os produtores do município deram um show à parte com a feira de artesanato e produtos locais em um dos setores do evento.
CAPACITAÇÃO, FACILITADORES E MUITO CONHECIMENTO
O sábado foi mais um dia de debates no campo da inovação. Para o público geral, além da Feira de Inovação com a participação de grandes parceiros do evento aconteceu a palestra de Juliana Saliba oferecendo um roteiro para sobressair no desafio de empreender no país. O tema foi “Como sobreviver ao vale da morte no empreendedorismo e chegar aos investimentos”.
Já os estudantes começaram o dia se munindo de mais conhecimento, com a palestra “Modelo de Negócio”, com Eduarda Rezende. Ela é analista Líder de Negócio no Escalab e trabalha com programas de inovação aberta a aceleração de startups. Pela tarde, a coordenadora de programas de designer e inovação da Fundep, Jade Alves, ministrou a palestra Pitch de Vendas. Juliana Saliba falou sobre os desafios de empreender nos primeiros cinco anos das empresas.
PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES PROPOSTAS
E para encerrar com chave de ouro o evento os participantes das salas temáticas, com as melhores ideias foram premiados. Na categoria Inovação, a vencedora foi a proposta – Central de Ideias recebeu R$10 mil. No tema Segurança Pública, a proposta – Socorro Atende – foi a premiada. Na temática Saúde – Sano Tech – foi a vencedora. Na sala Meio Ambiente, a proposta – Água Viva saiu vencedora.
Sobre o tema Educação – Is Cool Game – recebeu o prêmio. Na temática, Desenvolvimento Econômico o projeto – Agilize – foi o melhor avaliado e no quesito Cultura – Futurismo foi a vencedora e na temática Agricultura a proposta – Green levou o prêmio.
O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos afirmou que o evento neste formato foi um incentivo aos jovens e a população são-gonçalense como um todo. “A proposta do evento foi alcançada, pois desejo incentivar os são-gonçalenses a empreender e encontrar soluções para uma cidade melhor nos moldes de – Cidades Inteligentes”, finalizou.
QUEM PARTICIPOU GOSTOU
E os participantes das salas temáticas falaram um pouco da experiência.
“Acho muito importante um evento tão inovador, principalmente na nossa região, abrangendo várias áreas. As salas ensinam a trabalhar em equipe em ideias que podem ser importantes para a população. Aprendemos muitas coisas, principalmente nas palestras. É uma forma de incentivo grande pra gente, de ter oportunidades que não seriam possíveis sem um evento desse”.
“Participar de todos os processos desenvolvidos na Feira é uma oportunidade de sermos inseridos na visão de empreendedorismo. Vejo São Gonçalo como uma cidade única e sempre em busca de melhorias e a Feira contribuirá para isso ”.