Massa de ar seco deixa umidade relativa do ar abaixo de 30%. A umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%.
Uma massa de ar seco deve predominar, entre os dias 12 e 18 de julho, e deixar o tempo seco no sudeste do Brasil. Essa é o alerta divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a previsão é de que não haja formação de nuvens de chuva e a umidade nestas áreas deve reduzir.
“Nesta terça (12/07), o dia começa com o predomínio de sol na maior parte de Minas Gerais. No decorrer do dia, devemos observar o aumento da nebulosidade entre o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce – devido a circulação de umidade do oceano que chega a essa área”, disse a meteorologista Ruany Maia, da Cemig.
“`À tarde, predominam máximas entre vinte e cinco e vinte e sete graus na maioria das regiões mineiras. E parte do triângulo do norte de Minas faz mais calor próximas aos 30ºC. Dessas regiões, os índices de umidade relativa do ar ficam mais críticos e podem atingir valores abaixo dos 30%”, completou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção.
Na capital mineira, a umidade relativa mínima, também, fica em torno de 30% à tarde. A máxima estimada de 25 °C. A mínima foi de 12 °C.
A previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado.