Após nove anos fechada para restauração, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto região Central de Minas Gerais, templo sagrado onde repousam os restos mortais do Aleijadinho será reaberta com programação especial de benção do santuário, entre os dias 19 e 26 agosto.
O Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição é do século XVIII e foi construída por Manuel Francisco Lisboa, pai do Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, grande mestre do Barroco. O sagrado é muito importante para a cidade de Ouro Preto, como explica o pároco padre Edmar José da Silva.
“A igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição tem uma importância muito grande na vida do povo aqui de Ouro Preto. Reabrir essa igreja durante essa semana para cerimônias religiosas é um motivo de grande alegria, de grande júbilo para o povo de Ouro Preto. Por isso, nós queremos reafirmar o convite para todos participarem conosco da programação completa que começa no dia 19 de agosto e vai até o dia 26 de agosto. A identidade do povo ouropretano está muito ligada a essa igreja.”
A Matriz receberá a benção pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no dia 20 de agosto. A igreja possui oito altares laterais, com variada talha de rococó. Algumas imagens e espaços ainda estão sendo restaurados.
A programação completa das festividades de benção do santuário da matriz de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto estão disponíveis no site da Paróquia Conceição de Ouro Preto.
Fonte: Rádio Itatiaia