O motorista Devanilton Maciel, de 45 anos, que dirigia a carreta carregada de minério, que usou a área de escape do Anel Rodoviário para frear, contou que se livrou de uma tragédia. “Perdi o freio na curva aqui perto ( da área de escape) e não pensei duas vezes, joguei o veículo para a área de escape. Ainda bem que construíram esse espaço, senão teria acontecido uma tragédia sem tamanho”, disse, aliviado, o motorista.
Há 21 anos na estrada, Maciel dirigia de Itabirito, na região Central, para Sarzedo, na região metropolitana, com 26 toneladas de minério de ferro. A carreta ficou presa na “piscina de brita”. Não foi necessário realizar o transborso da carga e três guinchos puxaram a carreta.
A área entrou em operação no dia 1º de agosto. Prevista para ser entregue, inicialmente, até o final do primeiro semestre deste ano, a intervenção que amplia a pista e conta com uma “piscina de concreto” foi construída no km 541, sentido Vitória (ES), entre a rodovia BR-040 e o trevo do Betânia, próximo ao acesso ao bairro Buritis.
A estrutura foi instalada com objetivo de evitar acidentes em um trecho conhecido como perigoso e com registro de grandes ocorrências, inclusive com vítimas. No entanto, para quem usa a rodovia diariamente, como os caminhoneiros e demais motoristas, a escolha do local não foi a correta.
Fonte: O Tempo