Um jovem, de 28 anos, alega ter sido vítima de racismo em uma loja de material de construção, nesta terça-feira (16), em um shopping de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atendente da loja teria retirado produtos já pagos da sacola do cliente, sem motivo aparente.
À Polícia Militar o jovem, negro, informou que foi à loja acompanhado de outros amigos brancos e, no momento de passar os produtos no caixa, com os itens nas mãos, foi orientado pela atendente, de 49 anos, a comparecer ao caixa de autoatendimento.
Informações do boletim de ocorrência relatam que, após ter pago os itens comprados, a vítima e os amigos voltaram para o interior da loja para pegar mais produtos. Nesse momento, segundo o jovem, a funcionária foi até ele e retirou todos os produtos da sacola para verificar se os itens estavam pagos.
O jovem teria, então, questionado à funcionária o porquê desta ação. Segundo ele, ela respondeu dizendo ser procedimento padrão da empresa.
A vítima voltou a perguntar por que os outros clientes, brancos, não passaram pelo mesmo procedimento e se ela também iria averiguar as compras deles. Momento em que ela virou as costas e saiu.
À PM o jovem disse ter sido tratado de maneira desigual em relação aos colegas e classificou o comportamento da mulher como inadequado e de conduta racista. Ele disse ainda que a atendente estava nervosa, agressiva e adotou uma postura ríspida durante o acontecimento.
Ele pediu para conversar com o gerente da loja para ver as imagens de câmera de segurança e foi orientado a procurar a ouvidoria.
A vítima e a acusada foram encaminhados para uma delegacia da Polícia Civil, onde o jovem registrou boletim de ocorrência.
Em nota, a loja de materiais de construção afirmou que está tomando todas as medidas cabíveis e tratando o caso com o cuidado e seriedade que o tema merece. A empresa reforçou o “compromisso com respeito aos consumidores e está à disposição para colaborar com as autoridades”.
*POR HOJE EM DIA