Campanha será intensificada com imunizações de cães e gatos nos dias 27 de agosto e 3 de setembro.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, em todo o município, a Campanha de Vacinação Antirrábica de 2022. Nos dois próximos sábados, dias 27 de agosto e 3 de setembro, haverá intensificação da imunização de cães e gatos em diversos pontos da cidade.
A campanha teve início ainda no mês de julho, com a vacinação nos distritos. Agora, chega à sede do município. A imunização contra o vírus da raiva é indicada para caninos e felinos a partir de 3 meses de idade, e ocorre das 8h às 17h em todos os pontos de vacinação definidos. Para a imunização animal os postos de vacinação serão estruturados nas áreas externas de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em praças públicas e centros comunitários.
A raiva não tem cura, mas pode ser evitada
A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais às pessoas) causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. A transmissão ao homem pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, porque o vírus está presente na saliva dos animais contaminados. A raiva pode ser transmitida para os humanos por meio do contato direto com animais infectados ou através de alimentos, água ou meio ambiente.
Quem deixa de vacinar seus animais permite que os mesmos fiquem expostos à circulação viral e ao aparecimento de casos clínicos de raiva, uma doença grave que não tem cura!
A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença em animais. Os serviços de saúde recomendam que, além da vacinação de cães e gatos, principais transmissores da raiva para o ser humano, os proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos adquiram a vacina e apliquem em todos os seus animais, uma vez que a doença corresponde a uma patologia que é transmitida por mamíferos.