Pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada nesta terça-feira (6), mostrou um acirramento da disputa entre o governador Romeu Zema (Novo), que tenta a reeleição, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Os dois foram os únicos que registraram crescimento na comparação com a pesquisa anterior divulgada pelo instituto em 30 de agosto.
Zema cresceu três pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto. Kalil foi o que mais cresceu e passou de 24% para 31%. A distância entre os dois agora é de 16 pontos e o governador ainda registra um percentual maior do que todos os demais candidatos somados.
O terceiro colocado, o senador Carlos Viana (PL), registrou queda de um ponto percentual e passou de 3% para 2% das intenções de voto. A mesma coisa aconteceu com o candidato Marcus Pestana (PSDB), que agora tem 1% da preferência dos entrevistados.
Confira o resultado completo com o número de todos os candidatos:
- Romeu Zema (Novo): 47%
- Alexandre Kalil (PSD): 31%
- Carlos Viana (PL): 2%
- Lorene Figueiredo (PSOL): 1%
- Marcus Pestana (PSDB): 1%
- Renata Regina (PCB): 1%
- Vanessa Portugal (PSTU):1%
Os candidatos Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram.
Voto geográfico
A pesquisa mostrou um crescimento de Alexandre Kalil na região metropolitana. Antes, ele tinha 36% das intenções de votos, agora tem 56%. Já no interior, Zema liderava com 47% e agora tem 51% da preferência do eleitorado.
Indecisos
A menos de 30 dias do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 2 de outubro, 8% dos entrevistados na pesquisa dizem ainda não saber em quem votar e outros 8% dizem que vão votar branco ou nulo.
Segundo turno
Em uma eleição com dois candidatos muito à frente dos demais, o levantamento de segundo turno praticamente repete o primeiro turno. Romeu Zema venceria com 52% contra 34% de Alexandre Kalil.
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐02838/2022.
FONTE: HOJE EM DIA