O curso terá duração de um ano e vai atender 40 jovens com idade entre 14 e 21 anos.
Oferecer oportunidade aos jovens e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, representando um incentivo para o primeiro emprego, aliando vivência profissional a conhecimentos teóricos, esta é a proposta do “Aprendiz Social”. O programa retornou em Itabira por meio da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Administração como uma prioridade da atual gestão. Com o dobro de vagas oferecidas anteriormente, a iniciativa pretende capacitar, neste primeiro momento, 40 jovens com curso de auxiliar de serviços administrativos, além de aprenderem na prática como funcionam os diversos departamentos do setor público municipal.
O curso profissionalizante de auxiliar de administração é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e propõe a formação técnica para futuros profissionais integrados com valores e competências. Em semanas alternadas os jovens terão aulas teóricas, fazendo parte ainda do quadro de profissionais da Prefeitura de Itabira nas diversas secretarias. Uma bolsa auxílio no valor de meio salário-mínimo e vale-transporte são oferecidos aos participantes.
Na tarde desta segunda-feira (12/09), o prefeito Marco Antônio Lage visitou a turma e contou um pouco da sua história profissional, ouviu as expectativas dos estudantes e falou da importância do projeto para jovens em busca de oportunidade. “São jovens em situação vulnerável e precisamos dar esta oportunidade para o futuro e formação deles, é fundamental que haja políticas públicas nesse sentido. A prefeitura está abrindo espaço para o primeiro emprego, com qualificação técnica. Empresas da iniciativa privada também serão sensibilizadas para compor este projeto social tão importante, com mão de obra bem formada e comprometida” afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.
A secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, reafirmou a necessidade de projetos como esses para oferecer capacitação e profissionalização. “Esses jovens foram selecionados pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do município e após um ano será feito um rodízio, esta turma forma e abriremos novas turmas”, disse a secretária.
A estudante Tayla Fernandes, de 14 anos, ficou feliz em poder participar do projeto. “Pra mim é uma oportunidade muito boa, não é todo dia que temos esta chance de aprender e trabalhar”.
Aluna do 9º ano da Escola Estadual da Fazenda da Betânia, Rafaela Cristina, de 14 anos, pensa em seguir carreira na área de administração. “Eu pretendo aproveitar muito esse curso, é uma grande oportunidade. Mais pra frente vou continuar estudando para aprimorar a carreira de administração”, afirma a estudante.
As inscrições para participar do programa são feitas pelo Cras, com a inserção de adolescentes e jovens atendidos pela política de assistência social. A iniciativa possibilita a formação de novos profissionais, além de transformar a vida familiar com geração de trabalho e renda.